Fonte: Abes
Iniciativa fortalece o ecossistema tecnológico brasileiro, promovendo inovação e competitividade no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)
A Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), em parceria com a Match<IT>, celebra os resultados da colaboração iniciada em maio do ano passado, voltada a conectar fornecedores de tecnologia a potenciais contratantes. Essa iniciativa, que tem como objetivo promover a transformação digital no Brasil e fortalecer o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), conectou fornecedores a um mercado que alcançou um faturamento de R$ 707,7 bilhões em 2023, representando 6,5% do PIB nacional. Os dados são do Estudo Mercado Brasileiro de Software 2024, realizado pela ABES em parceria com o IDC, que também posiciona o Brasil como o 10º maior mercado global de TIC e responsável por 30% do mercado na América Latina.
Desde o início da parceria, diversas ações estratégicas foram realizadas para fomentar a inovação e ampliar a competitividade do setor. Entre as iniciativas de maior impacto está a criação do Selo ABES Match<IT>, um reconhecimento exclusivo para fornecedores que atendem aos critérios de qualidade e inovação. “Adicionalmente, foram conduzidas campanhas de comunicação que aumentaram a visibilidade dos sellers no mercado nacional e promoveram networking por meio de eventos como rodadas de negócios, webinars e eventos em colaboração”, explica Clara Savelli, coordenadora de projetos da ABES.
A parceria também resultou em pesquisas de mercado que ofereceram insights relevantes sobre o comportamento do ecossistema tecnológico. “Atualmente, a Match<IT> conecta mais de 2.600 fornecedores de tecnologia, que vão desde startups até grandes empresas do setor, enquanto a ABES representa mais de 2.000 companhias de software e serviços de TI ativas. Juntas, as duas entidades acessam cerca de 10% das empresas de TIC do Brasil, abrangendo aproximadamente 500.000 profissionais do setor”, afirma Rose Ramos, CEO da Match<IT>.
Essa sinergia tem consolidado a parceria como um pilar estratégico para a transformação digital e o crescimento do mercado tecnológico. Além de promover conexões comerciais e fomentar a inovação, a iniciativa contribui para o aumento da produtividade e da competitividade das empresas participantes, alinhada ao avanço digital que impulsiona o setor de TI no país.
“Para 2025, estão previstas novas ações que incluem a expansão das campanhas e eventos conjuntos, novas pesquisas para mapear tendências e oportunidades no mercado e novas rodadas de negócio que incentivem as conexões. O compromisso de Match<IT> e ABES reforça a importância de iniciativas colaborativas para o desenvolvimento contínuo do ecossistema de tecnologia no Brasil”, finaliza Jamile.