Fonte: Associação Brasileira das Empresas de Software – ABES
A digitalização do setor produtivo, apesar de seus benefícios, trouxe riscos significativos, como o aumento de ciberataques. A cada ano, o número de ciberataques aumenta e os criminosos cibernéticos profissionalizam-se cada vez mais. Especialistas estimam que toda empresa será atacada em algum momento, sendo apenas uma questão de “quando” e não “se” os ataques ocorrerão.
Para enfrentar essa realidade, a ABES e o Secretariado para o Diálogo Digital Brasil-Alemanha, com apoio de associações de ambos os países, criaram a “Cartilha de Cibersegurança para MPEs”. Este guia tem como meta elevar a conscientização sobre vulnerabilidades digitais entre micro e pequenas empresas (MPEs).
Inspirada na publicação alemã “Cyber-Sicherheit für KMU”, desenvolvido pelo Gabinete Alemão para Segurança da Informação (BSI), a cartilha tem como principal objetivo mostrar de forma simples e direta como MPEs podem se preparar contra ciberataques. A ABES, com sua expertise no setor de software, contribuiu para tornar o guia relevante e prático, atendendo às necessidades específicas das empresas brasileiras.
Paulo Milliet Roque, presidente da ABES, enfatiza a importância do guia: “Micro e pequenas empresas, diferentemente das grandes corporações, carecem de recursos especializados em segurança da informação, tornando-as mais vulneráveis e necessitadas de orientação para aprimorarem seus sistemas e políticas de cibersegurança”.
Para download da cartilha, acesse essa página.