Fonte: Salesforce
De acordo com a Salesforce, líder mundial em tecnologia e CRM, a inteligência artificial (IA) generativa promete mudar os negócios de forma absoluta, com impacto cumulativo e crescente em diversos setores. Um levantamento da empresa aponta que isso já é percebido por líderes empresariais ao redor do mundo: 77% deles estão preocupados com o fato de sua empresa estar perdendo oportunidades proporcionadas pela tecnologia.
Veja como as principais mentes da Salesforce entendem os impactos da IA generativa para 2024:
1. A IA generativa ficará totalmente operacional nas empresas.
“Isso começa com o desenvolvimento de software, atendimento ao cliente, vendas e marketing, mas, na realidade, a IA impactará todos os departamentos e fluxos de trabalho. Outro grande avanço virá quando grandes modelos de linguagem (LLMs) forem utilizados não apenas para geração e análise de conteúdo, mas também para tomada de decisões e automação de fluxo de trabalho. À medida que a IA avança e recursos como os Agentes de IA são implantados de forma mais ampla, a eficiência aumentará, criando um ciclo de melhoria.
E embora os LLMs fundamentais formem a espinha dorsal da IA generativa, as empresas também começarão a usar uma combinação de modelos de linguagem menores e específicos de domínio por razões de custo, desempenho e latência” – Clara Shih, CEO da Salesforce AI.
2. A IA transformará todos os setores.
“A IA será infundida em todas as camadas dos roteiros de produtos e plataformas para agregar valor para os clientes. Isso vale tanto para empresas de Software as a Service (SaaS) quanto para empresas de semicondutores e jogos. A IA também terá impacto na própria natureza do desenvolvimento e na forma como estes produtos são construídos. Por meio do aumento das tarefas rotineiras de programação lógica, os desenvolvedores podem aumentar sua produtividade e capacidade de focar suas habilidades nos problemas mais complicados. E, por fim, a IA será sentida com o crescimento da produtividade nestes modelos de negócios em constante mudança. Em suma, a IA vai afetar todos os aspectos da do setor de tecnologia e dos mercados que ele serve” – Lauri Palmieri, Vice-Presidente de GTM e Estratégia da Salesforce.
3. A IA generativa aumentará a eficiência e todos nós nos habituaremos com o termo “consulta semântica”.
“Os avanços em termos de consulta semântica – essencialmente uma pergunta escrita em linguagem ‘humana’ que depois é traduzida para linguagem de máquina – mudará drasticamente o atendimento ao cliente. As empresas podem fornecer serviços rápidos, significativos e hiper personalizados com IA usando texto, imagens, vídeos e áudio para pesquisa. Isso prepara o terreno para uma economia digital mais intuitiva e ágil, beneficiando tanto as empresas como os usuários finais.
Ao longo de todo o ano de 2024, a consulta semântica se tornará a base da IA. À medida que a IA se torna mais apta a coletar insights de conjuntos de dados tanto estruturados como não estruturados, podemos esperar que mais empresas adotem recursos de consulta semântica com dados estruturados, como números de vendas e dados demográficos de clientes, e dados não estruturados, como blogs, avaliações de clientes, e comentários nas redes sociais” – Rahul Auradkar, Vice-Presidente Executivo e Gerente-Geral de Serviços de Dados Unificados e do Einstein da Salesforce.
4. Até 2025, as empresas deixarão de criar estratégias com foco prioritário em “nuvem” ou “digital”. O foco será o cliente.
“Seja interagindo com um dispositivo ou equipamento, um chatbot, um aplicativo móvel ou um site, tudo hoje é digital, assim como a IA generativa. O valor para o cliente é a saúde do processo que ele deseja realizar ou que realizou em seu nome. Para a empresa, melhores resultados de negócios são o objetivo. A tecnologia em si é, aos olhos do cliente ou funcionário, a forma como o processo é realizado, e não o fim em si” – Michael Maoz, Vice-Presidente Sênior de Estratégia de Inovação da Salesforce.
5. As empresas que não adotarem a IA generativa ficarão pelo caminho.
“O Gartner prevê que, até 2026, mais de 80% das empresas já terão usado IA generativa ou implantado aplicativos generativos habilitados para IA em ambientes de produção, em comparação com menos de 5% em 2023. As plataformas de IA impulsionarão o uso de assistentes digitais orientados por IA que permearão todas as camadas organizacionais, com os executivos aproveitando os insights da IA para decisões estratégicas e a equipe da linha de frente dependendo da IA para suas tarefas diárias. Os setores verticais de negócios – desde a área de Vendas fazendo uma previsão das mudanças de mercado até o RH otimizando a aquisição de talentos – passarão por uma profunda metamorfose impulsionada pela IA.
Mesmo as pequenas e médias empresas adotarão plataformas intuitivas de IA, desencadeando uma explosão de inovação e nivelando o cenário competitivo. Até 2025, a IA não será mais uma ferramenta auxiliar, mas o núcleo em torno do qual giram as empresas de sucesso, marcando uma era de transformação sem paralelo” – Alice Steinglass, Vice-Presidente Executiva e Gerente-Geral da plataforma Salesforce.