Fonte: LATAM

Tecnologia é capaz de medir em tempo real pontualidade, qualidade e eficiência das operações em solo e pode reduzir o tempo médio das aeronaves paradas

Inovação adotada no aeroporto de Guarulhos foi testada e desenvolvida pelo LATAM Labs em parceria com a empresa de softwares Synaptic Aviation

LATAM vive Transformação Digital para acelerar soluções e tornar a jornada do cliente cada vez mais simples, rápida e segura

A LATAM acaba de se tornar no Brasil a primeira aérea do País a monitorar parte de suas operações aeroportuárias com o uso de câmeras e inteligência artificial. A empresa acaba de instalar a tecnologia no aeroporto de São Paulo/Guarulhos, seu maior hub (centro de conexões), para medir em tempo real a pontualidade, a qualidade e a eficiência das operações em solo de suas aeronaves. A inovação pode reduzir o tempo médio das aeronaves paradas e foi testada e desenvolvida durante 12 meses pelo LATAM Labs (núcleo de open innovation da LATAM) em parceria com a empresa de softwares Synaptic Aviation.

Para Rafael Walker, diretor Global de Customer Care do grupo LATAM Airlines, a inovação da empresa no Brasil representa um avanço significativo na coleta inteligente de dados para uma perspectiva completa da operação. “Com os dados em mãos conseguimos mais eficiência operacional e, consequentemente, uma melhor experiência para nossos clientes, com qualidade e segurança. É nosso compromisso buscar constantemente formas de tornar a sua jornada cada vez mais simples, rápida e segura”.

COMO FUNCIONA O NOVO SISTEMA DE MONITORAMENTO DA LATAM EM GUARULHOS

O novo sistema de monitoramento da LATAM no aeroporto de Guarulhos utiliza câmeras e inteligência artificial para rastrear todos os movimentos da operação ao redor de suas aeronaves em solo. Como um verdadeiro raio-x em tempo real, fornece métricas operacionais (atualização dos horários previstos de decolagem, tempo de utilização do portão e tempos de conexão da unidade de fornecimento de energia terrestre). Também permite prevenir danos com objetos estranhos, verificar o status da ponte de embarque/desembarque (finger) e fornece relatórios de conformidade que ajudam a LATAM a manter as medidas de segurança ao redor de toda a aeronave em solo. O resultado é uma operação altamente segura em todos os aspectos.

A inteligência artificial, vale notar, entra em ação quando detecta uma aeronave da LATAM aproxima-se do portão de embarque/desembarque e imediatamente começa a rastrear toda a atividade de solo iniciada ao seu redor para fornecer um verdadeiro registro dos eventos com direito a videoclipes dos momentos mais relevantes. É desta forma que são registrados, por exemplo, se a aeronave está acoplada ao portão de embarque/desembarque, quando a ponte de embarque/desembarque (finger) é anexada à aeronave ou mesmo quando estão sendo fornecidos à aeronave recursos de solo como ar condicionado e energia elétrica.

 

LATAM LABS: INOVAÇÃO DESDE 2020 PARA VIAGENS MAIS SIMPLES, RÁPIDAS E SEGURAS

Desde novembro de 2020, o LATAM Labs é o núcleo de inovação permanente (open innovation) do grupo LATAM para testar novas ideias disruptivas que surgem dentro e fora da empresa. O núcleo testa ideias dos seus próprios funcionários e de ecossistemas externos (universidades, empreendedores, startups e hubs de conhecimento) em ambientes reais da operação da companhia. Atualmente, o LATAM Labs conta com 8 parceiros externos. Entre as ideias já testadas pelo núcleo e implementadas na companhia, destaque para projeto com validação de documento com inteligência artificial, aplicação de redes neurais e de deep learning na experiência do cliente durante a sua jornada e desenvolvimento de inteligência artificial autônoma.

Por meio do LATAM Labs, estão em interação com o ecossistema de inovação diversas áreas da LATAM, incluindo Aeroportos, Customer Care, Customer Experience e Produtos, Cargas, Recursos Humanos, Jurídico, Compliance, TI e Flight Standard. Além disso, outras empresas colaboradoras do ecossistema também visitam a LATAM para compartilhar as melhores práticas de inovação.

Em 2022, por exemplo, a LATAM tornou-se a primeira companhia aérea no Brasil a atender clientes em Língua Brasileira de Sinais (Libras) por meio da Central de Intérpretes de Libras. A inovação foi desenvolvida pelo LATAM Labs e pensada para ampliar a acessibilidade de pessoas com deficiência auditiva no atendimento em latam.com, no Contact Center e em todos os 55 aeroportos servidos por voos da LATAM no Brasil. No mesmo ano, o Inovabra (hub de inovação do Bradesco) reconheceu o trabalho desenvolvido pelo LATAM Labs para testar novas ideias disruptivas que surgem dentro e fora da empresa.

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