Fonte: SESI
Realizado pelo SESI entre 5 e 7 de agosto, no Píer Mauá, Rio de Janeiro, evento conta com a participação de quase 1 mil estudantes de 9 a 19 anos de 37 países. Dezoito estados brasileiros terão equipes
Preparem a torcida! Dezoito estados brasileiros – AL, AM, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, PE, PR, RJ, RN, RS, SC, SP, SE – terão equipes competindo no Festival Internacional SESI de Robótica 2022. O torneio acontece entre sexta-feira (5) e domingo (7), no Píer Mauá, no Rio de Janeiro, com a participação de 990 estudantes de 37 países.
Organizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o evento reúne duas competições: o SESI FIRST LEGO League International Open Brazil powered by SESI, competição internacional que vai reunir as melhores equipes de FLL de todo o mundo, sendo 58 estrangeiras e 32 brasileiras. E, simultaneamente, ocorre o Off Season da FIRST Robotics Competition (FRC), com 28 equipes brasileiras.
Serão três dias de muita tecnologia, ciência, engenharia e troca cultural entre crianças e adolescentes de 9 a 19 anos. O evento é aberto ao público e com entrada gratuita, sujeito à lotação máxima. Além de assistirem às competições, os visitantes poderão participar de atividades experimentais no Espaço Acesse para criar brinquedos e vivenciar arte, ciência e tecnologia na prática e de forma lúdica.
Equipes de cinco continentes competirão no Rio de Janeiro
Das 90 equipes que competirão pelo FLL, 58 são de 36 países diferentes: África do Sul, Argentina, Cazaquistão, Chile, Colômbia, Coreia do Sul, Dinamarca, Egito, Emirados Árabes, Escócia, Eslováquia, Espanha, Estados Unidos, Estônia, França, Alemanha, Grécia, Honduras, Hungria, Irlanda, Irlanda do Norte, Israel, Itália, Japão, México, Macedônia do Norte, Marrocos, Nigéria, Noruega, Paraguai, Polônia, Porto Rico, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Uruguai.
Já as 32 equipes brasileiras são dos seguintes estados:
Já a FIRST Robotics Competition (FRC) terá 28 equipes brasileiras, todas brasileiras, dos estados:
Robótica foca no desenvolvimento dos estudantes
A robótica é uma atividade educacional baseada na metodologia STEAM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes/Design e Matemática). Trata-se de uma forma prática e interdisciplinar de ensino, com impacto positivo no desenvolvimento escolar e interpessoal dos estudantes. Além de ser um contato inicial com programação, engenharia e pesquisa, conforme os estudantes avançam nas modalidades, eles vivenciam desafios de gestão e de trabalho com a comunidade, por meio de ações sociais.
Mais sobre as categorias do FLL e do FRC
FIRST LEGO League Challenge (FLL): alunos de 9 a 16 anos formam equipes de 2 a 10 integrantes para construir robôs feitos de peças de LEGO, que devem cumprir uma série de atividades e somar o máximo de pontos em rounds de 2 minutos e meio. O time ainda é responsável por idealizar e criar um projeto de inovação, que é uma solução para um problema real dentro da temática da temporada, que, neste ano, é Logística e Transporte.
FIRST Robotics Competition (FRC): alunos do ensino médio formam equipes de, no mínimo, 10 integrantes para construir robôs semiautônomos de porte industrial, com até 55 kg e 1,5 metro de altura. As máquinas devem pontuar o máximo de pontos em rounds de 2 minutos e meio. O time também é responsável por levantar fundos, desenvolver uma marca e realizar alguma iniciativa com a comunidade relacionada à ciência e à tecnologia.
>> SERVIÇO
Festival Internacional SESI de Robótica 2022
De 5 a 7 de agosto, no Piér Mauá do Rio de Janeiro
Entrada gratuita, sujeita a lotação máxima
Programação do evento no site Festival Internacional SESI