Fonte: Gartner
Mundialmente, 2 milhões de carregadores públicos para veículos elétricos serão instalados este ano
Seis milhões de carros elétricos serão distribuídos em 2022, segundo previsão do Gartner, Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas.
“Na COP26, que aconteceu em novembro de 2021, o Conselho Zero Emission Vehicle Transition concordou que os fabricantes de veículos se comprometeriam a vender apenas veículos de emissão zero até 2040, pressionando o setor automotivo a se preparar para a descarbonização no transporte. Carros elétricos são uma importante tecnologia para ajudar a reduzir a emissão de gases CO² do setor de transporte”, diz Jonathan Davenport, Diretor de Pesquisa no Gartner. “A escassez contínua de chips afetará a produção de veículos elétricos em 2022 e, embora as remessas de vans e caminhões sejam atualmente pequenas, elas crescerão rapidamente nas empresas conforme os empresários identifiquem novos benefícios financeiros e ambientais na eletrificação de suas frotas.”
O Gartner prevê que carros elétricos representarão 95% do total de remessas de veículos elétricos em 2022 e o restante será dividido entre ônibus, vans e caminhões pesados.
Remessa Global de Veículos Elétricos, 2021-2022 (em unidades)
|
Remessas 2021 |
Crescimento 2021 (%) |
Remessas 2022 |
Crescimento 2022 (%) |
Carro |
4,47 milhões |
38.3 |
6,02 milhões |
34.6 |
Ônibus |
165.551 |
18.1 |
198.353 |
19.8 |
Van |
86.274 |
56.1 |
126.607 |
46.8 |
Caminhões Pesados |
15.171 |
41.5 |
22.663 |
49.4 |
Total |
4.740.903 |
37.7 |
6.369.769 |
34.4 |
Devido à arredondamento, alguns números podem não corresponder ao total apontado. Fonte: Gartner (Janeiro 2022)
Grande China e Europa Ocidental estarão na liderança de veículos elétricos em 2022
Com a China impondo um novo modelo para as montadoras e exigindo que os veículos elétricos representem 40% de todas as vendas até 2030, os fabricantes de veículos terão que criar fábricas e linhas de montagem para produzir carros elétricos. O Gartner estima que a Grande China será responsável por 46% das remessas globais de veículos elétricos em 2022, assumindo a posição número 1 do mercado de remessas globais, com 2,9 milhões de veículos elétricos em 2022. A Europa Ocidental deverá produzir 1,9 milhão de unidades em 2022, ocupando o segundo lugar no ranking. Espera-se que a América do Norte seja a terceira região em remessas com 855,3 mil veículos elétricos em 2022.
“Os planos da Unidade Europeia para reduzir as emissões de CO² de carros em 55% e vans em 50% até 2030 são um catalisador para a aceitação de veículos elétricos na Europa”, diz o analista do Gartner.
Enquanto os governos de todo o mundo introduzem novos regulamentos e incentivos para abastecer as vendas de veículos elétricos, a indústria automotiva também está aumentando o investimento em empresas que fornecem infraestrutura de carregamento e tecnologia de baterias de veículos para apoiar e reforçar a transição para veículos elétricos por consumidores e empresas. O Gartner prevê que o número de carregadores públicos para veículos elétricos chegará a 2,1 milhões de unidades em 2022.
Desafios para a implantação em massa de veículos elétricos permanecem
Para promover a transição para veículos elétricos, os fabricantes automotivos terão que abordar vários fatores, como reduzir o preço dos automóveis, criar maneiras de reciclar e oferecer uma seleção mais ampla de modelos, sempre com maior autonomia.
“Além disso, uma questão importante que deve ser abordada é a falta de disponibilidade de carregamento rápido para carregamento doméstico e público”, diz Davenport. “Os provedores de serviços públicos precisarão aumentar seus investimentos em infraestrutura de rede inteligente para lidar com o crescente consumo de eletricidade. Além disso, para atender às ambições das mudanças climáticas, os países que utilizam combustíveis fósseis para gerar eletricidade precisarão redesenhar sua geração de energia para responder à transição”.