Fonte: ICMC-USP
Iniciativa é destinada a quem tem 60 anos ou mais, que possua smartphone com sistema Android (7.0 ou superior) e que tenha noções sobre o uso do aparelho
Sensibilizar os idosos para a importância da averiguação de mensagens e informações, apresentando atitudes e práticas que podem contribuir para reduzir a disseminação das chamadas fakenews em aplicativos de mensagens instantâneas e redes sociais. Esse é um dos principais objetivos do curso Fakenews: reconhecimento e atitudes para fazermos a diferença, que será oferecido gratuitamente e de forma remota pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.
As aulas serão ministradas em uma plataforma online e acontecerão de 2 de agosto até 3 de setembro, às terças e quintas-feiras, das 15 às 17 horas. As atividades são destinadas a quem tem 60 anos ou mais, que já possui smartphone com sistema Android (7.0 ou superior) e tenha noções sobre o uso do aparelho, que deve estar habilitado para navegar na internet.
Além disso, para poder assistir às aulas do curso, os interessados devem ter acesso à internet e possuir e-mail para poderem efetuar a inscrição, que pode ser realizada até dia 30 de julho, exclusivamente pelo Sistema Apolo da USP, neste link: icmc.usp.br/e/d6723.
Como há apenas 30 vagas disponíveis, a inscrição não garante a matrícula no curso. Caso existam mais inscritos do que o número de vagas oferecido, será respeitada a ordem de precedência. Além disso, a matrícula também depende da idade dos interessados, que devem ter 60 anos ou mais. Ou seja, após o fim das inscrições, serão matriculados os primeiros 30 inscritos que atenderem ao critério da idade mínima estabelecida (60 anos). Eles serão informados (por meio do e-mail cadastrado no formulário de inscrição) sobre o acesso à plataforma digital em que as atividades ocorrerão.
Coordenado pela professora Kamila Rios, o curso será ministrado pela professora Maria da Graça Pimentel, ambas do ICMC, com o apoio de diversos colaboradores. A proposta é promover discussões e exercícios práticos sobre estratégias de identificação de fakenews, com apoio de material didático fundamentado em componentes teóricos das áreas de sociologia e pedagogia.
Serão oferecidos, ainda, conhecimentos para possibilitar aos idosos adotarem novos comportamentos em diversas situações, tais como: ao utilizarem aplicativos de comunicação instantânea (Whatsapp, Signal e Telegram); ao se comunicarem por meio de redes sociais (Facebook e Instagram); ou ao acessarem plataformas como YouTube e Google Search.