Fonte: 5G Americas
A 5G Americas, a voz da 5G e além para as Américas, lançou um documento técnico inovador intitulado Inteligência Artificial em Redes Celulares. Este relatório explora o potencial transformador da IA/ML nas redes de telecomunicações, destacando seu papel essencial em promover eficiência, escalabilidade e inovação no cenário em constante evolução da 5G.
“A inteligência artificial está transformando as redes celulares, permitindo decisões dinâmicas e ágeis e operações adaptáveis para lidar com a crescente complexidade dos sistemas 5G, ao mesmo tempo que estabelece as bases para tecnologias além da 5G e 6G”, disse a Dra. Christina Chaccour, Gerente de Tecnologias Emergentes de Redes e IA na Ericsson e co-líder do grupo de trabalho. “Este documento oferece uma exploração detalhada de como a inteligência artificial está se integrando perfeitamente a todas as camadas das redes celulares, impulsionando inovação e eficiência”.
O documento técnico será o primeiro de uma série de publicações da 5G Americas focadas, especificamente, em IA no setor de redes celulares sem fio. Ele destaca avanços e oportunidades críticas para a integração da IA, com ênfase na melhoria da confiabilidade da rede, na otimização do uso de recursos e na promoção da inovação. À medida que as redes transitam da 5G Advanced para além da 5G e 6G, a IA está preparada para sustentar os serviços e infraestruturas da próxima geração.
Principais Insights do Documento Técnico:
- Análise por Camadas: A IA melhora o desempenho da rede em todas as camadas, desde a otimização da qualidade do sinal e eficiência espectral na camada física (L1), até a habilitação de gestão avançada de mobilidade e alocação dinâmica de recursos nas camadas de enlace de dados (L2) e de rede (L3). Casos de uso, como otimização de beamforming e processos entre camadas, como gerenciamento de ciclo de vida, estão impulsionando eficiências transformadoras.
- Processos entre Camadas: A IA facilita a otimização de ponta a ponta da rede, incluindo redes orientadas por intenções e gerenciamento de ciclo de vida, garantindo um ecossistema de telecomunicações coeso e eficiente.
- Inovações em RAN: A IA melhora as Redes de Acesso por Rádio (RAN), incluindo aplicações em arquiteturas Open RAN que utilizam Controladores Inteligentes de RAN (RIC) para programabilidade e otimização de recursos da rede.
- IA Generativa em Telecomunicações: O documento técnico destaca como a IA generativa está redefinindo as telecomunicações, permitindo inovações como predição de intenções, geração de dados sintéticos e interação dinâmica com o cliente. Casos de uso avançados incluem automação de OSS/BSS, resolução de problemas e comunicação semântica para transmissão de dados mais eficiente.
- IA Responsável: O documento enfatiza a importância de práticas confiáveis, destacando transparência, explicabilidade e privacidade no uso da IA. Ele defende sistemas robustos de monitoramento, mitigação de vieses e princípios éticos de design para garantir que as redes impulsionadas por IA mantenham a confiança pública e a confiabilidade operacional.
“A IA está se tornando um alicerce para a construção de redes inteligentes, adaptáveis e eficientes”, disse a Dra. Kamakshi Sridhar, Vice-Presidente de Tecnologia e Estratégia de RAN na Mavenir. “Este documento não apenas descreve os avanços tecnológicos, mas também enfatiza a necessidade de práticas responsáveis e transparentes”.
À medida que a indústria de telecomunicações se prepara para os desafios da 6G, o Inteligência Artificial em Redes Celulares fornece um roteiro para a integração da IA na infraestrutura de telecomunicações. Ele oferece insights acionáveis para operadores, fabricantes e tecnólogos navegarem no cenário em constante evolução das redes celulares.
“A IA oferece capacidades sem precedentes para permitir automação e aumentar a inteligência da rede. Ao integrar a IA em várias camadas da rede e nos dispositivos, podemos alcançar conectividade contínua e impulsionar a evolução das telecomunicações”. acrescentou o Dr. Eren Balevi, Engenheiro de Equipe da Qualcomm Technologies, Inc.
Para mais detalhes e acesso ao documento técnico completo, visite o site da 5G Americas.