O avanço da tecnologia tem tornado possível que os motoristas brasileiros substituam documentos em papel por versões digitais, hospedadas em aplicativos. Primeiramente, foi a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Depois, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), o popular “documento do carro”, ganhou sua versão digital. Recentemente, o Governo Federal anunciou a chegada da nova Carteira Digital de Trânsito (CDT), unificando todos esses documentos, que agora podem ser acessados rapidamente pela tela de um smartphone, facilitando a vida dos cidadãos. Veja mais detalhes sobre esta novidade e as respostas às principais dúvidas sobre o tema elaboradas pela empresa certificadora Certisign.

1. O que é a Carteira Digital de Trânsito?
É um aplicativo que contempla as versões digitais da CNH e do documento do carro.

2. Em quais estados está disponível a CDT?
O serviço está disponível em todos os 27 estados brasileiros e no Distrito Federal.

3. Como obter esse serviço?
Para obter a CDT é necessário, baixar o app em questão, realizar seu cadastro e baixar a CNHe seguindo as etapas descritas no site da Serpro:
· Selecione a opção “Habilitação”, em seguida selecionar “Toque aqui para adicionar a sua CNH”.
· Não estando habilitado, o usuário deve optar um módulo de autenticação: “Validação pelo celular (Validação Facial), Certificado Digital (Portal de Serviços Denatran) ou Sem Certificado Digital (Validação de balcão do Detran).
“O processo com o Certificado Digital é bastante simples, uma vez que ele é a identidade digital do meio eletrônico. Do início ao fim, a solicitação é realizada on-line rapidamente”, explica Leonardo Gonçalves, diretor de Relações Institucionais da Certisign, empresa especializada em identificação digital.
· Por fim, é necessário baixar o CRVLe.

4. A CNH e o documento digital do carro já estão disponíveis em todo o Brasil?
Apenas a CNH eletrônica está disponível em todos os estados brasileiros. A versão digital do documento do carro ainda não está disponível aos motoristas dos seguintes estados: Bahia, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, São Paulo e Tocantins. Para acompanhar a liberação/implantação do documento digital do carro em mais estados, basta acessar o site do Denatran.

5. Todos os motoristas podem solicitar a CDT?
Embora todos os motoristas brasileiros possam fazer o download do aplicativo e a CNH eletrônica esteja disponível em todos os estados, apenas aqueles cujo documento impresso foi emitido a partir de maio de 2017 podem baixar a versão digital. Quem não tiver e quiser usar a CDT terá que tirar a segunda via da Carteira de motorista.

6. Já tenho a CNH Digital em meu celular. Terei que baixar mais este aplicativo?
Não, basta atualizar o atual e, caso deseje, acrescentar a versão eletrônica do documento do carro.

7. Há algum custo para obter a CDT?
O aplicativo em si é gratuito. O motorista pagará apenas para obter a primeira ou a segunda via da CNH e do documento digital do carro. As taxas cobradas devem ser consultadas diretamente no Detran de cada estado.

8. Os documentos da CDT tem validade jurídica?
Sim. Portanto, ela é aceita da mesma forma que os documentos na versão física.

Compartilhe