Fonte: Neurotech

Mecanismo identifica ‘Locais Relevantes’ no comportamento de consumo dos brasileiros e permite ações de marketing personalizadas para cada cenário

Saber onde os clientes se encontram é importante, mas usar essa informação como inteligência de negócios pode tornar qualquer empresa mais lucrativa. Foi com base neste princípio que a Neurotech, empresa especialista na criação de soluções avançadas de Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data e um banco digital de varejo desenvolveram o NeuroMaps, uma solução baseada em geolocalização que permite a realização de ações de marketing digital personalizadas de acordo com o contexto dos consumidores.

Após dez meses de validação dos primeiros experimentos do projeto, as duas empresas iniciaram o ano de 2022 comemorando aumentos de engajamento entre 19,6% e 113% acima dos obtidos com as ferramentas tradicionais de marketing digital. Esses resultados foram conquistados por meio de ações realizadas em conjunto com diversas marcas parceiras.

A gerente de produto da Neurotech, Daniele Kono, revela que o resultado mais significativo foi conquistado com um app de fidelidade de uma rede de postos de abastecimento. Neste caso, após identificar quais eram os ‘Locais Relevantes’ dos consumidores, o NeuroMaps permitiu que o sistema do banco entrasse em ação por meios de mensagens via “push” e outros canais sobre promoções contextuais, informando aos clientes da instituição que demonstraram comportamento geolocalizado nas imediações dos postos.

“Não basta saber que a pessoa passou por um determinado lugar. É preciso saber se aquele local tem alguma importância estratégica para o cotidiano do cliente. Quanto maior for a seletividade nesta definição, maiores serão as chances de sucesso nas ações”, explica.

Além da ação junto às empresas parceiras, outro destaque entre os experimentos foi a iniciativa relacionada à vacinação. Após cruzar os dados referentes à idade dos clientes do banco em comparação com as informações referentes aos seus locais relevantes, o banco conseguiu entrar em contato com as pessoas, lembrá-las de quando seria a data de suas respectivas vacinações e informar quais os postos de vacinação mais convenientes para seu deslocamento.

Resultados

No final da experiência, a consolidação dos números mostrou que houve uma conversão de vendas 113% superior nestas ações em relação às campanhas semelhantes que apenas incentivavam as pessoas a aproveitarem as mesmas promoções da rede de postos, mas sem levar em conta a informação dos locais relevantes.

Dinâmicas semelhantes foram feitas com restaurantes do programa de fidelidade de uma bandeira de cartão, cuja superioridade em relação às demais campanhas que não usaram os Locais Relevantes foi de 31,2%, e com uma plataforma gastronômica parceira, que alcançou 19,6% mais engajamento sobre as ações generalizadas.

Protagonismo para a Geolocalização

Daniele Kono afirma ainda que um dos principais benefícios do NeuroMaps é conquistar protagonismo para a geolocalização. “Os experimentos validaram nossa hipótese de que abordar as pessoas nos lugares e momentos certos, com ofertas relevantes às suas necessidades naquele momento faz toda a diferença”, disse a diretora da Neurotech.

Para oferecer esta possibilidade, o NeuroMaps utiliza tanto o próprio banco de dados do banco de investimentos, quanto às informações disponíveis na Neurolake, plataforma que oferece aprendizagem de máquina como serviço (Machine Learning as a Service, MLaaS) e transforma dados digitais públicos, disponíveis na internet, em mais de 300 variáveis de negócio únicas e em modelos de Inteligência Artificial que ajudam empresas e gestores a compreender melhor seus clientes e gerar decisões personalizadas.

Os próximos passos do desenvolvimento do NeuroMaps estão ligados à oferta de autonomia para o time interno do banco no que se refere à seleção de audiência das ações que envolvem a missão de geolocalização, além da continuidade dos esforços para a descoberta de novas aplicações.

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