Fonte: Microsoft

No alto: Satya Nadella, CEO da Microsoft, em encontro com professores do SESI e do SENAI. (Foto: Marco Estrella)

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o Serviço Social da Indústria (SESI) e a Microsoft assinaram acordo de cooperação para apoiar a educação e a capacitação de mão de obra em Inteligência Artificial no Brasil. Por meio da parceria, já estão disponíveis, a partir desta terça-feira (12/02), quatro cursos gratuitos sobre o tema no site mundosenai.com.br. A plataforma é aberta e pode ser acessada tanto por alunos do SENAI e do SESI quanto por qualquer interessado em aprender sobre IA.

O anúncio foi feito hoje por Satya Nadella, CEO da Microsoft, em visita ao Brasil, durante o AI+Tour, evento que tem a Inteligência Artificial como tema principal. Participaram da assinatura do documento Rafael Lucchesi, diretor geral do SENAI e superintendente do SESI, e Tânia Cosentino, presidente da Microsoft Brasil.

O acordo estabelece uma colaboração mútua para qualificação profissional em Inteligência Artificial para todo o público atendido pelo SESI e pelo SENAI, com o objetivo de desenvolver e qualificar profissionais para as vagas demandadas no mercado e novas profissões que vão requerer diferentes habilidades e competências nos próximos anos. Será criado um grupo conjunto de trabalho para desenvolver atividades visando à elaboração de um plano de formação de profissionais brasileiros em Inteligência Artificial e a criação de trilhas de aprendizagem.

Os primeiros cursos oferecidos no Mundo SENAI são os seguintes: “Introdução à Inteligência Artificial”, “Introdução à Ciência de Dados”, “Fundamentos da Ciência de Dados” e “Desenvolvimento de soluções com serviços cognitivos Azure, Bot e IOT”. Nos próximos meses, os cursos “Desenvolvendo aplicativos de visão computacional em IA utilizando Serviços Cognitivos da Microsoft”, “Desenvolvendo aplicativos de IA para conversação com Serviços Cognitivos da Microsoft” e “Chatbots e conversação como plataforma” serão adicionados ao site. Além desses, a Microsoft proporcionará às instituições outros cursos sobre inovação e nuvem.

A parceria prevê ainda a participação de profissionais técnicos especializados da Microsoft e de parceiros para capacitação do corpo técnico e de docentes do SENAI e do SESI em Inteligência Artificial, de modo que eles possam ser multiplicadores desse aprendizado para os alunos.

“Nós temos uma enorme oportunidade de gerar avanços em tecnologias digitais – e especificamente em IA – para empoderar cada pessoa e cada organização no Brasil a conquistar mais”, disse Satya Nadella, CEO da Microsoft. “Nós estamos comprometidos em assegurar que todos os brasileiros se beneficiem destes avanços, e é por isso que hoje estamos anunciando uma parceria com o SESI e o SENAI para disponibilizar aos mais de 3 milhões de estudantes treinamento em habilidades de IA, contribuindo para capacitá-los para os empregos do futuro”, concluiu.

O SENAI é o maior complexo privado de educação profissional e serviços tecnológicos da América Latina. A entidade realiza 2,3 milhões de matrículas anuais, por meio de 541 unidades fixas e 452 móveis. O SESI possui cerca de 1,2 milhão de matrículas em educação básica regular, educação continuada e educação de jovens e adultos trabalhadores da indústria e seus dependentes.

“Educar os jovens brasileiros com as tecnologias da chamada Indústria 4.0, como é a Inteligência Artificial, é fundamental para o Brasil acompanhar a revolução tecnológica”, avalia Rafael Lucchesi, diretor-geral do SENAI e diretor-superintendente do SESI. “Profissionais qualificados são a chave para o país se inserir nesse movimento global, que vai determinar a geração de novos empregos e a qualidade de vida das pessoas.”