Publicado documento que resume os resultados de uma nova pesquisa de satisfação cidadã sobre os serviços públicos digitais no Brasil

A pesquisa foi conduzida pelo BID e o documento é assinado por Mariano Lafuente, Rafael Leite, Miguel Porrúa e Pablo Valenti. Os resultados mostram que a população brasileira está conectada e se considera bem adaptada ao mundo digital, mesmo com desigualdades esperáveis de idade, nível de educação formal e renda. Nos três níveis de governo, o nível de satisfação com os serviços digitais foi muito superior aos níveis de insatisfação. Uma parte importante da população não conhecia a oferta de serviços digitais dos municípios. A diferença de satisfação com os serviços digitais do setor privado é importante, marcando a necessidade de aprofundar e acelerar a transformação digital no setor público. A pesquisa foi realizada entre os meses de outubro e dezembro de 2020, com uma amostra representativa da população brasileira de idade superior aos 16 anos, entrevistando 13.250 pessoas distribuídas em todo o território nacional. Teve como objetivo coletar informações sobre a adaptação dos cidadãos ao mundo digital, seu nível de conectividade percebido e uso de internet e sua avaliação sobre a qualidade dos serviços digitais do setor público (com foco no nível estadual, mas também com perguntas sobre os níveis federal e municipal) e do setor privado, entre outros temas. Por meio dela, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) quer contribuir para que o setor público brasileiro, nos níveis federal, estadual e municipal, consolide os ganhos tempestivamente conquistados durante a pandemia quanto à digitalização de seus serviços e identifique pontos em que pode avançar nessa jornada.

Para fazer o download gratuito, acesse https://publications.iadb.org/pt/transformacao-digital-dos-governos-brasileiros-satisfacao-dos-cidadaos-com-os-servicos-publicos

 

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