O Brasil, País Digital, movimento liderado pela ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software desde 2016, que tem o apoio de várias organizações da sociedade, homenageou os protagonistas, embaixadores e embaixadoras do Brasil, País Digital durante o ABES Conference 2022. “Já faz alguns anos que decidimos homenagear quem fez a diferença pela transformação digital do país, contribuindo para o avanço na construção de um país mais digital e menos desigual. Assim, nasceu a premiação Embaixador ou Embaixadora do Movimento Brasil, País Digital. E os protagonistas são pessoas que tem uma grande atuação, mas nem sempre têm o devido reconhecimento por suas ações em prol do país e da coletividade.”, Andriei Gutierrez, um dos responsáveis pela criação do Brasil, País Digital, Diretor da ABES e líder de Relações Governamentais da Kyndryl.

Paulo Alvim e Paulo Milliet Roque

 

Paulo Alvim, atual Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, dedicou a nomeação como Embaixador Brasil, País Digital 2022 à equipe do MCTI que tem se trabalhado há 30 anos nesta causa. “A economia digital chegou no Brasil, acelerada por uma pandemia. Felizmente esse país tem competência técnica e empreendedora que nos faz diferente, temos uma grande oportunidade pela frente em que TIC será a base. Não existe um país desenvolvido sem uma grande infraestrutura de TIC. E temos esse diferencial. Pelos próximos anos, esse setor vai crescer impulsionado pelo 5G e vai puxar todos os outros setores da economia.”, disse o ministro afirmando que o ministério seguirá engajado com o crescimento sustentável. Paulo Alvim construiu uma carreira dedicada à indústria, às pequenas e médias empresas, ao desenvolvimento da ciência, à inovação tecnológica. Desde 2019, teve destacada atuação no MCTI na promoção da inovação e do empreendedorismo, primeiro como Secretário de Empreendedorismo e Inovação e, desde o 2º trimestre deste ano, como Ministro de Estado.

Silvia Bassi, Rodolfo Fücher, Angela Amin, Jamile Sabatini Marques, Paulo Milliet Roque e Andriei Gutierrez

 

Para a Embaixadora Brasil, País Digital 2022, Angela Amin, a valorização de pessoas que dão prosseguimento aos projetos dos quais o País precisa é indutora de aprovação de leis que levem ao cidadão os conhecimentos da era digital. “Florianópolis hoje é um polo de tecnologia e não conseguimos atender às vagas abertas. Precisamos que as entidades que trabalham com a indústria tenham o compromisso de levar ao cidadão os conhecimentos da era digital para que possamos ter mais pessoas interessadas em atuar na área”, ressaltou. Angela é um ativa deputada que, durante a última legislatura, teve marcante atuação em defesa da inovação inclusiva na Câmara dos Deputados, sendo uma das líderes sobre essa temática na Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação. Fruto dessa liderança e protagonismo, a Deputada Ângela foi autora do bem-sucedido e relevante Projeto de Lei que Institui a Política Nacional de Educação Digital, que foi recentemente aprovado na Câmara e está em análise no Senado Federal.

Francisco Soeltl, o terceiro Embaixador Brasil, País Digital 2022, dividiu a felicidade com a família e todos os conselheiros do Brasil, País digital “que mostra que é possível que o Brasil se torne protagonista da digitalização”, afirmou. Francisco tem sido um incansável defensor da transformação digital brasileira. Quem o conhece sabe do seu engajamento e comprometimento pessoal na defesa pelo avanço da Estratégia Brasileira de Transformação Digital assim como de políticas públicas estruturantes para um país mais digital. Ele também tem sido um esteio e liderança na transformação digital inclusiva por meio do Movimento Brasil Digital para Todos, que congrega referencias e lideranças empresariais, do governo, da academia e da sociedade sempre com as pessoas ao centro.

Na categoria Protagonistas do Brasil, País Digital foram homenageados:

Ana Paula Bialer é advogada com reconhecida experiência nas áreas de Tecnologia, Internet, Telecomunicações e Audiovisual. Atuou ativamente na confecção da Lei Geral da Proteção de Dados, do Marco Civil da Internet, da Política Nacional de IA, entre diversos outros temas regulatórios que permeiam o setor. Como líder empresarial, Ana tem sido não só protagonistas do setor privado mas também referência para a construção de um debate não só qualificado mas também plural de políticas públicas estruturais para a transformação digital brasileira.

Rodolfo Fücher, Jamile Sabatini Marques, Silvia Bassi, Carla De Bona, Paulo Milliet Roque e Andriei Gutierrez

 

Carla De Bona é palestrante, Designer e Professora especialista em UX design e projetos de design thinking. Ela também é Cofundadora do Reprograma, iniciativa de treinamento com foco na redução da desigualdade de gênero em tecnologia.

Glauco Arbix é Professor Titular do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo. Pelo seu protagonismo na discussão acadêmica sobre o papel do ser humano no desenvolvimento e adoção tecnológica. É um dos maiores estudiosos sobre inovação e inteligência artificial no Brasil. Foi presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (2003-2006) e da Financiadora de Inovação e Pesquisa (2011-2015). Na condição de Coordenador da área de Humanidades do Center for Artificial Intelligence-USP-Fapesp-IBM e do Observatório de Inovação e Competitividade do Instituto de Estudos Avançados (USP) tem desenvolvido e orientado pesquisas na área de transparência, ética no desenvolvimento de algoritmos de inteligência artificial.

Iana Chan é Fundadora e CEO da PrograMaria, iniciativa que empodera mulheres por meio de tecnologia e programação. Possui três frentes de atuação: inspirar, debater e aprender. Reconhecida pelo Edital VaiTec e pelo Prêmio Mulheres Tech em Sampa, do Google for Entrepreneurs, Tech Sampa e Rede Mulher Empreendedora.

Nina da Hora é cientista da computação, pesquisadora e ativista. Nina é colunista da revista MIT Technology Review, integrante do Conselho de Segurança do TikTok, e participante da comissão de transparência das eleições brasileiras de 2022. Em 2021 foi incluída na lista Forbes Under 30. Ela também é Criadora do Computação da Hora e Ogunh, duas iniciativas que promovem inclusão digital através de ensinamentos sobre pensamento computacional.

Paulo Rogerio Nunes é autor e consultor em diversidade e inovação. Co-fundador do Vale do Dendê, aceleradora de startups com foco em inclusão, AFAR Ventures e AFRO.TV, iniciativas com foco em diversidade. Autor de Oportunidades Invisíveis, livro pioneiro na discussão de diversidade e inovação no Brasil.

Silvia Bassi, Rodolfo Fücher, Paulo Alvim, Paulo Milliet Roque, Andriei Gutierrez e Jamile Sabatini Marques

 

A seleção de homenageados foi realizada por uma comissão formada por representantes da ABES e representantes externos, como as jornalistas Cris de Luca e a Silvia Bassi. Com o objetivo de trabalhar pela construção de um Projeto de Nação que seja mais digital e inclusivo, o Brasil, País Digital já impactou mais de 11 milhões de brasileiros por meio do portal, redes sociais, atividades em eventos e outras iniciativas.

Compartilhe