Uma nova plataforma para contribuir com o tratamento do Distúrbio do Processamento Auditivo Central (DPAC), que normalmente afeta as vias centrais da audição humana, é oferecida pelo portal Afinando o Cérebro, desenvolvido por fonoaudiólogas brasileiras. Os portadores de DPAC costumam ouvir a fala humana e os sons, mas apresentam dificuldades em interpretar as mensagens recebidas.

Baseado em uma estratégia conhecida como gamificação, o portal conta com jogos virtuais criados sob medida e avaliados, antes do lançamento, por cerca de 80 profissionais. Esses jogos são capazes de unir estímulos sonoros, diversão e interatividade e trabalham diferentes habilidades nos pacientes, sendo uma forma criativa, divertida e eficiente de utilizar a tecnologia da informação na Medicina.

Essa ferramenta digital proporciona estímulos para o desenvolvimento das habilidades auditivas, atua na prevenção do distúrbio em casos clínicos com risco ou suspeita de alteração e também nos casos já diagnosticados. O púbico alvo do portal inclui desde crianças a idosos com dificuldade de memória, indivíduos com dislexia ou transtorno de déficit de atenção (TDAH).

Entre outras vantagens, o Afinando o Cérebro oferece a possibilidade de o paciente dar continuidade ao tratamento em casa, com acompanhamento à distância de um profissional. Por sua eficácia e facilidade de uso, o portal vem sendo utilizado por outras especialidades médicas, como neuropsicologia, pedagogia e psicologia. Hoje, a plataforma oferece mais de 100 jogos e esse número está em contínua expansão.

BulletOutros casos na área de Saúde