Com mais de 70 jogos desenvolvidos, o Ludo Educativo representa uma história de sucesso brasileira na criação de um portal de jogos educativos completamente gratuitos com o objetivo de transformar a educação em algo mais divertido, promovendo a integração do conhecimento ao dia a dia dos estudantes de forma lúdica.

A meta é fazer com que a criança aprenda sem notar que está praticando matérias curriculares, muitas vezes consideradas “chatas”. Além disso, ela pode praticar habilidades sociais com os jogos, incluindo o trabalho em equipe.

Os jogos, disponíveis para celulares e PCs, estão divididos em dois grupos:

Ludo Educa: desenvolve áreas de aprendizagem específicas. O estudante começa a ter reforços positivos nas áreas de saúde, cultura, lógica e meio ambiente. Por meio de tarefas simples baseadas na repetição e premiação imediata, ele exercita a capacidade de resolver problemas, assim como estratégia e outras habilidades.

Ludo Escola: com mais enfoque em matérias da sala de aula. Os temas estão divididos em matérias básicas da grade curricular, tais como: química, biologia, geografia, física, história e matemática.

O Ludo Educativo nasceu de uma iniciativa conjunta da Aptor Games e do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos 11 centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), junto com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Como o CDMF/FAPESP tem a participação de todas universidades públicas estaduais e federais, bem como de institutos, a elaboração dos games conta, atualmente, com consultoria dos profissionais destes locais, de pedagogos, professores ou outros especialistas, de acordo com o objetivo.

Em função da excelente receptividade, o Ludo Educativo tem atendido demandas específicas da sociedade para jogos que ensinam a comer bem, proteger as florestas, mares e rios, economizar água, criar o gosto por museu de história e arte, respeitar o meio ambiente, destacar a importância da vacinação etc.

Com mais de 2 milhões de acessos ao seu portal por ano, o Ludo Educativo tem conquistado sucesso e reconhecimento como plataforma educacional integrada à nova realidade da sociedade na era digital. Para mais informações, acesse: https://www.ludoeducativo.com.br/pt/

BulletOutros casos na área de Educação