Fonte: Exame
Por Rafael Kato

O sistema coleta informações de refrigeradores como temperatura, abertura de portas, quantidade de produtos armazenados e consumo de energia

Luis Felipe Dau, Presidente da Embraco

Luis Felipe Dau: mudança cultural na empresa para promover a criação de novos produtos (André Kopsch/Divulgação)

Depois de chegar a robôs industriais e carros inteligentes, a internet das coisas entrou numa fria. O sistema, que conecta dispositivos eletrônicos de equipamentos usados no dia-a-dia, virou a maior aposta da fabricante de compressores Embraco, de Santa Catarina. Para reduzir custos e aumentar vendas, a companhia levou o sistema para geladeiras comerciais. Chamado de diili, o sistema coleta informações de refrigeradores — abastecidos com alimentos ou bebidas — como temperatura, abertura de portas, quantidade de produtos armazenados e consumo de energia.

“Com esse sistema de Internet das Coisas, nós já estamos observando em nossos clientes um aumento de até 15% das vendas e reduções de 5% no consumo de energia e de 10% no custo de manutenção dos refrigerados”, afirma Luis Felipe Dau, presidente da Embraco.

A Embraco, que faz parte do grupo Whirlpool — dono das marcas Consul e Brastemp —, fabrica compressores para refrigeradores domésticos e comerciais. O diili está disponível apenas para os aparelhos utilizados pelos seus clientes corporativos, que colocam suas geladeiras personalizadas em estabelecimentos como mercados, lanchonetes e restaurantes.

Leia em: https://exame.abril.com.br/tecnologia/embraco-a-conexao-que-veio-do-frio/

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