No dia 06 de novembro, ao final da ABES CONFERENCE 2023, evento realizado pela ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software em São Paulo, o Movimento Brasil, País Digital divulgou os nomes dos novos profissionais que ganharam o Prêmio Protagonista Brasil, País Digital, que visa reconhecer lideranças dos setores público e privado, assim como da sociedade civil, que se destacaram por seus projetos e ações de impacto social na área de tecnologia da informação. São pessoas e organizações que estão impulsionando a transformação digital e inclusiva do nosso país. A seleção inicial de indicados é realizada por uma comissão formada por representantes da ABES, de imprensa e outras instituições. Em uma segunda fase, o movimento abre para votação popular para a escolha dos ganhadores.
Em 2023, os profissionais que ganharam o prêmio como protagonistas são: Camila Cristina Murta, advogada administrativista com atuação em Órgãos Públicos e iniciativa privada, especialista em Direito Público Municipal, pós-graduada em Direito Constitucional e Administrativo; Cláudio Lucena, professor da Universidade Estadual da Paraíba, membro da 1ª Composição do Conselho Nacional de Proteção de Dados, Conselheiro da INOVATEC, agência de inovação da Universidade Estadual da Paraíba; Guilherme Dominguez, advogado, professor, palestrante e empreendedor. Cofundador e CEO do BrazilLAB, hub de inovação govtech que conecta startups ao Poder Público; Salomão Cunha Lima, empreendedor Social, Consultor de Diversidade e Inclusão e Head de Relações Institucionais no Instituto da Oportunidade Social. Tem MBA em Relações Internacionais pela FGV, com certificações em Liderança LGBTI+ por Stanford University e Queen’s University.
Além disso, foi realizada a entrega das placas de reconhecimento aos Embaixadores e Embaixadora do Brasil, País Digital, categoria que reconhece profissionais, figuras públicas, políticos e membros da Academia, a partir da indicação realizada pela comissão formada por representantes da ABES. Este ano, os homenageados são o vice-presidente e ministro do MDIC Geraldo Alckmin; o Senador Efraim Filho, um advogado e político brasileiro, filiado ao União Brasil (UNIÃO); Roseli de Deus Lopes, pesquisadora de tecnologias aplicadas à educação e professora livre-docente do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da USP; e Paulo Milliet Roque, empresário, sócio-fundador e atual presidente da ABES.
Andriei Gutierrez, coordenador do Brasil, País Digital e vice-presidente da ABES, conduziu a cerimônia de revelação dos homenageados de 2023. “Nossa principal bandeira é trabalhar incansavelmente pela construção de um Projeto de Nação que seja mais digital e inclusivo. Ao longo dos 7 anos de existência do nosso movimento, temos orgulho em reconhecer e homenagear aqueles que estão dedicando seus esforços para impulsionar o avanço na construção de um país mais digital e menos desigual. É com muita alegria que realizamos essas homenagens, fortalecendo ainda mais nossa rede de pessoas comprometidas com a inclusão, o letramento digital e a inovação. Estamos profundamente gratos a cada um dos homenageados por nos inspirarem e fazerem a diferença em suas comunidades”, finaliza Andriei.