Fonte: World Brank Group

O World Bank Group (Banco Mundial) publicou em seu site a primeira edição do GovTech Maturity Index (GMTI), um ranking de maturidade em GovTech que avaliou 198 economias e o estado atual da transformação digital do serviço público nestes países. O Brasil ficou classificado entre os países do Grupo A, que reúne as 43 nações com melhores indicadores e foi destacado como um dos 22 países com melhores práticas. Confira abaixo a apresentação do GMTI realizada no site e acesse aqui para fazer download do relatório.

Os governos usam a tecnologia para modernizar o setor público há décadas. O Grupo Banco Mundial (WBG) é parceiro nesse processo, fornecendo financiamento e assistência técnica para facilitar as jornadas de transformação digital dos países desde a década de 1980. O WBG lançou a Iniciativa GovTech, em 2019, para apoiar essas reformar. Nos últimos cinco anos, os países em desenvolvimento têm cada vez mais solicitado suporte do WBG para projetar programas de transformação digital ainda mais avançados. Esses programas ajudarão a aumentar a eficiência do governo; melhorar o acesso e a qualidade da prestação de serviços; fornecer mais comunicações entre cidadãos e de governo para empresa; melhorar a transparência e reduzir a corrupção; melhorar a governança e a fiscalização; e modernizar as principais operações governamentais.

A Iniciativa GovTech responde adequadamente a essa crescente demanda. O Índice de Maturidade Govtech (GTMI) mede os principais aspectos de quatro áreas de foco da GovTech — apoiando sistemas governamentais principais, melhorando a prestação de serviços, integrando o engajamento dos cidadãos e fomentando os facilitadores da GovTech — e auxilia conselheiros e profissionais na concepção de novos projetos de transformação digital.

Construído para 198 economias e utilizando fontes de dados consistentes, o GTMI é a medida mais abrangente de transformação digital no setor público. Vários índices e indicadores semelhantes estão disponíveis no domínio público para medir aspectos do governo digital — incluindo o Índice de Desenvolvimento do Governo Eletrônico das Nações Unidas, o Índice de Adoção Digital do WBG e o Índice de Governo Digital da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Esses índices, no entanto, não capturam totalmente os aspectos de ênfase na abordagem govtech — a abordagem de todo o governo e a centralidade cidadã — como fundamentais na avaliação do uso de soluções digitais para a modernização do setor público.

O GTMI não se destina a ser uma avaliação da prontidão ou desempenho; em vez disso, pretende-se complementar as ferramentas e diagnósticos existentes, fornecendo uma linha de base e um benchmark para a maturidade govtech e oferecendo insights para as áreas que têm espaço para melhorias. O GTMI foi projetado para ser utilizado por profissionais, formuladores de políticas e equipes de tarefas envolvidas no desenho de estratégias de transformação digital e projetos individuais, bem como por aqueles que buscam entender suas próprias práticas e aprender com as de outros.

Compartilhe