Por Marcel Lotufo

As HR Techs são empresas que desenvolvem, por meio de tecnologia e com o objetivo de aumentar a eficiência e a inteligência do setor, softwares que automatizam os processos e digitalizam algumas das tarefas da área de RH. Graças ao acesso praticamente ilimitado à internet, vivemos em uma época muito mais ágil por causa das soluções digitais, que atuam desde o nosso cotidiano até às nossas relações profissionais. E é aí que atuam as HR Techs.

Conhecido também como RH tecnológico, o termo HR Tech é uma tendência da área de Recursos Humanos. Ele busca acabar com a burocratização dos processos do setor. Isso, por meio de softwares que permitem que seus profissionais sejam cada vez mais estratégicos. Por isso, o conceito de HR Tech não pode ser resumido apenas aos softwares e tecnologia, mas também à mudança de mindset e cultura que, hoje, atinge os mais variados setores do mercado, revolucionando o modelo de atuação das empresas.

A empressão Human Resources (Recursos Humanos, em inglês), é um termo reconhecido pela sigla HR. Ao associar a tecnologia às atividades da área, surgem as HR Techs, como são chamadas as empresas que fornecem soluções tecnológicas para o setor. A área de RH está passando por diversas transformações graças ao boom tecnológico dos últimos anos. O que acelera esse processo são as HR Techs. Elas possibilitam que o setor atue de maneira mais estratégica dentro das empresas, já que são um conjunto de soluções, com base tecnológica.

Assim, elas auxiliam a inovar, reduzir custos, aumentar a eficiência e a inteligência nos processos da área de recursos Humanos. Por isso, nesse cenário, a transformação digital auxilia e favorece as inovações do setor. Isso ocorre por causa da melhoria na gestão do tempo, o que possibilita o desenvolvimento de um maior número de estratégias. E o resultado disso pode ser visto em duas das maiores empresas do mundo: Google e Facebook. Elas, com o auxílio das HR Techs, posicionam seus times de RH junto da área de negócios, permitindo que eles não só consigam antecipar problemas da área, como também possam pensar em inovações, sejam para os seus processos ou para os de outros setores da companhia.

Assim, tarefas que antes levavam horas e possuíam uma grande demanda dos colaboradores do RH, hoje, podem ser automatizadas e feitas mesmo sem a presença desses colaboradores.

Cada empresa é única em diversos aspectos. Valores, cultura, missão e visão são apenas alguns deles. E, a unicidade de alguns desses itens, como a cultura, pode ir além da empresa, tendo cada setor a sua própria. Porém, algumas características das HR techs, ou RH tecnológico, impactam em toda a companhia de um jeito positivo. Como, na integração de processos, na possibilidade de reunir e analisar métricas, e muito mais. Isso, além de melhorar a experiência dos colaboradores como um todo, também permite que o RH seja mais estratégico e assertivo em suas tarefas.

Marcel Lotufo é sócio fundador da Kenoby, software de recrutamento e seleção, fundada em 2015. É residente do Cubo Itaú, maior centro de empreendedorismo tecnológico da América Latina.