Fonte: Jornal da USP
Iniciativa é do programa All 4 Food e visa a agregar academia, empresas do setor, empreendedores e investidores
Criar e consolidar pontes entre a academia e demais integrantes do ecossistema de inovação em alimentos e bebidas, sob a luz do desenvolvimento sustentável, foi o que levou ao surgimento do All 4 Food. O programa foi criado para fomentar o desenvolvimento colaborativo de projetos de inovação e da geração de soluções em alimentos, além de propor novos desafios para a ciência e para um novo conceito na formação de recursos humanos.
O evento, promovido pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos de Pirassununga (FZEA) da USP, foi pensado a partir do adiamento da Feira de Inovação & Tecnologia USP Alimentos 2020 por conta da covid-19 e ainda não tem data para acontecer. “Não queríamos perder o elo entre a academia e os participantes da feira, que são as empresas alimentícias, entidades governamentais, investidores, e pensamos em criar um programa virtual que pudesse agregar todo mundo em novos projetos e desafios”, explica a professora Maria Teresa Freire, da FZEA, e uma das criadoras do All 4 Food.
Entre as primeiras iniciativas do programa está um desafio lançado para empreendedores de startups. O Desafio A4F de Startups: Indústria, Universidade, Tecnologia e Você! será em ciclos e o primeiro está previsto para 30 de novembro a 4 de dezembro, voltado a Gestão de Processos, Indústria 4.0 e Segurança do Alimento. No último dia são divulgadas as startups vencedoras. Uma live de lançamento do Desafio foi feita este mês, está gravada e disponível nas redes sociais do programa, com os detalhes do evento. Também é possível acompanhar pelo Instagram e pelo Facebook.
Além da FZEA, participam do All 4 Food a FEA e a Escola Politécnica, da USP, a Embrapa, ESPM, UFMG, UFMS, UFMT, UNB, Unicamp e Unesp. Como parceiras, inúmeras empresas nacionais e multinacionais da área de alimentação. O programa tem o apoio do Projeto USP Municípios e das Pró-Reitorias de Pesquisa e de Extensão da USP e parceria da FEA-RP e da Esalq, em Piracicaba.