Esporte

As atividades esportivas de alto rendimento são tradicionalmente conhecidas pelas acirradas disputas que proporcionam. Nesse contexto, torna-se essencial a busca por diferenciais competitivos como dietas específicas, treinamentos inovadores e táticas capazes de surpreender os adversários. E isso não poderia ser diferente em relação ao uso dados por atletas e treinadores, na medida em que se avança a sua coleta e as formas de tratamento que são cada vez mais rápidas, precisas e inovadoras.

Com a utilização de dispositivos vestíveis, por exemplo, é possível a coleta de uma série de dados dos atletas, como deslocamento, velocidade, pressão arterial, gasto calórico, entre outras informações. Com eles, treinadores podem ter maior percepção do rendimento físico e técnico dos seus atletas de modo a adaptar e individualizar o treinamento de acordo com a necessidade.

EsporteNas atividades em equipe, algoritmos analíticos são capazes de ajudar a entender a performance dos times e de seus adversários. Com softwares sofisticados, técnicos podem testar uma determinada tática contra uma equipe adversária específica e prever as chances de sucesso. Isso tudo ocorre em um ambiente virtual que simula as condições reais. Além de poupar os atletas, isso faz toda a diferença em esportes de alto impacto e/ou rendimento, nos quais errar uma vez pode significar o fracasso de anos de preparação.

E é também por meio dos dados que se busca modernizar os padrões de arbitragem esportiva. Câmeras em diversos ângulos, sensores nas bolas e nos atletas e softwares de modelagem também são usados para auxiliar os árbitros e reduzir as margens de erro. Da repetição instantânea dos lances de vôlei aos sensores em atletas de lutas e de esgrima, essas tecnologias têm sido cruciais para ampliar os limites do olho humano e dirimir quaisquer dúvidas.

Os dados também revolucionam a maneira pela qual os espectadores se relacionam com os esportes, times e atletas favoritos. Os espectadores passam a contar cada vez mais com câmeras de maior resolução, dispostas em ângulos até então inimagináveis e também passam a ter acesso a informações estatísticas precisas e em tempo real sobre os jogos e seus jogadores. Os dados também permitem que, no sentido inverso, atletas, treinadores, organizadores de eventos ou patrocinadores possam receber, em tempo real, inputs dos comentários feitos pelos espectadores para, assim, melhorar sua percepção e engajamento.

BulletVeja alguns casos que já existem