SEGURANÇA E CIDADANIA NO MUNDO DIGITAL USUÁRIO PROTEGIDO PRIVACIDADE E SEGURANÇA NAS MÍDIAS SOCIAIS
PRIVACIDADE E SEGURANÇA NAS MÍDIAS SOCIAIS
As mídias sociais estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia. Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat são alguns exemplos. Através delas, nos comunicamos com amigos, familiares e colegas. Nos relacionamos com pessoas que têm as mesmas afinidades que nós. E crescentemente também temos usado as mídias sociais para nos informar sobre acontecimentos e notícias, divulgar nossa opinião sobre determinado assunto e, até mesmo, dialogar com e cobrar governos e empresas sobre determinado serviço ou produto. Dessa maneira, também é crescente a quantidade de informações nossas que também acabam se tornando disponíveis nessas mídias. Veja abaixo alguns perigos frequentes e dicas de como usar as mídias sociais de maneira mais segura, reduzindo sua exposição e de sua família.
Atenção às mídias sociais
- Invasão de privacidade. Na medida em que você divulga informações pessoais sua e de pessoas próximas, pode comprometer a privacidade sua e de seus amigos e familiares. Essas informações podem vir ser usadas contra vocês em algum momento podendo prejudica-los.
- Perda de controle sobre o conteúdo. Mesmo que você restrinja o acesso às suas contas e use os filtros de privacidade, não há como controlar que suas informações não serão repassadas por aqueles que têm ou tiveram acesso a elas.
- Divulgação de boatos. Hoje em dia as informações circulam numa velocidade espantosa e podem se propagar rapidamente pela rede num pequeno espaço de tempo. Se isso pode ser positivo em alguns casos, também pode ser prejudicial com a divulgação de informações falsas que podem gerar pânico, prejudicar pessoas, empresas e até processos eleitorais.
- Dificuldade em excluir conteúdo. Os conteúdos que são postados na internet e nas mídias sociais nem sempre podem ser excluídos ou ter o acesso controlado. Com isso, uma opinião pessoal ou uma foto que você postar numa rede social pode ali permanecer por um longo período, podendo vir a um dia ser usada contra você.
Não vacile. Seja prudente e se proteja
Proteja sua reputação: pense antes de postar. Uma vez postado, um conteúdo pode ser reproduzido em larga escala. Isso pode ocorrer mesmo que você não tenha permitido. Sempre pense duas vezes antes de postar um conteúdo ou uma foto. Uma pergunta boa para se fazer é: como você se sentiria se seus pais, familiares ou futuros empregadores poderiam tivessem acesso a esse conteúdo? Uma pesquisa recente descobriu que cerca de 70% dos recrutadores para postos de trabalho já rejeitaram candidatos baseados em informações que encontraram na rede.
Configure e atualize os filtros de privacidade e segurança. Os filtros de privacidade e segurança das mídias sociais são recursos que têm avançado muito nos últimos anos. Procure conhece-los e usá-los, pois são eles que permitem ajuda-lo a controlar quem pode ver e compartilhar suas informações e o que você posta. Procure sempre revisar periodicamente seus filtros de segurança e ver se estão atualizados.
Construa sua reputação online. Por outro lado, as mídias sociais também permitem que construamos uma boa reputação online. Pesquisas recentes também chegaram à conclusão que recrutadores também têm respondido positivamente para marcas pessoais fortes e positivas.
Seja prudente na divulgação de informações pessoais. Seja cauteloso quando for divulgar informações pessoais nas mídias sociais. Quanto mais informação você postar, mais fácil será para uma pessoa mal-intencionada ou um criminoso cibernético usar essa informação para roubar sua identidade, acessar seus dados, ou cometer outros crimes como perseguir você e membros de sua família.
Gerencie suas amizades. As mídias sociais podem ser usadas para uma variedade de razões. Uma delas é a de reunir amigos e contatos de diversos momentos da sua vida em um mesmo local. Isso não significa que todos esses contatos tenham a mesma significação para você. Por isso, é importante que você gerencie as informações que compartilha com amigos de diferentes grupos.
- Criar Fan Pages. Se você busca criar um perfil público como um blogger ou um especialista sobre determinado tema, procure criar um perfil aberto ou uma “fan page” que busca larga participação e limita suas informações pessoais única e exclusivamente ao seu propósito. Desse modo, você pode usar seu perfil pessoal única e exclusivamente para seus amigos mais pessoais (e nos quais você realmente confia) e, assim, compartilhar informações sobre sua vida.
- Restringindo conteúdo a grupo de amigos. Há ainda redes sociais, como o Facebook, que permitem que você crie diferentes grupos de amigos e restrinja as informações que compartilha com cada um deles. Desse modo, você também pode restringir o compartilhamento de suas informações pessoais com seus amigos pessoais e de sua confiança. Dica: procure criar poucos grupos (dois ou três) para facilitar a administração dos seus amigos e do conteúdo que compartilha. Lembre-se que você pode colocar um mesmo contato em mais de um grupo.
- Reavalie seus amigos e contatos periodicamente. Faça uma avaliação periódica dos seus amigos e contatos. Se você usa filtros e listas de restrição, procure reavaliar o acesso que cada contato tem `as informações que você compartilha.
Proteja-se de contatos indesejados. Se alguém está te ameaçando ou assediando, você pode removê-lo da sua lista de contatos, bloqueá-lo e denunciá-lo para o administrador do site.
Lembre-se de que você é responsável pelo que posta e compartilha. Toda vez que você compartilhar um post, uma foto ou uma informação, lembre-se de que você é responsável por essas informações. Pessoas que compartilham conteúdos falsos ou inapropriados podem sofrer a reprovação pública de seus amigos e também, em alguns casos mais extremos, serem alvos de ações judiciais.
Atenção: Pais e responsáveis também podem vir a ser responsabilizados judicialmente por conteúdos publicados na rede por menores de idade.