SEGURANÇA E CIDADANIA NO MUNDO DIGITAL  USUÁRIO PROTEGIDO  CÓPIAS DE SEGURANÇA

CÓPIAS DE SEGURANÇA – Backups

CÓPIAS DE SEGURANÇA

Com o avanço da digitalização, uma quantidade crescente de aspectos importantes das nossas vidas passa a ser administrado no mundo digital. Suas memórias e fotos que antes você guardava numa gaveta seguras em sua casa, cada vez mais estão sendo armazenadas na forma digital. Seus dados financeiros, arquivos de declaração de imposto de renda, textos que escreve, contatos de amigos…. É importante que você se proteja para não perder esses dados, fazendo cópias de segurança, conhecidas como backup.

Ameaças à integridade dos seus dados. Seus dados e informações que estão na forma digital podem ser perdidos de diferentes maneiras. Um computador que não está funcionando bem, um ato descuidado seu que apaga acidentalmente os dados, desastres naturais que podem destruir seu computador, uma infecção por malware, um ataque de ransomware, a ação direta de criminosos cibernéticos, etc.

Como fazer backups. O procedimento para fazer um backup é simples. Primeiro faça cópias dos seus dados. Depois escolha o dispositivo no qual irá armazenar esses dados. Pode ser um outro computador, um pen drive, um disco rígido (HD) externo ou um serviço online de armazenamento de dados em nuvem. Em seguida, guarde em um local seguro o equipamento físico que armazenou suas informações. Se possível, armazene esse dispositivo em local distante do seu equipamento principal.

Faça backups frequentes. Hoje os dispositivos e programas de segurança oferecem a possibilidade de você ativar backups automáticos que com uma certa frequência fazem cópias de segurança dos seus dados. Procure conhecer e configurar seus equipamentos para que façam essas cópias de segurança com certa frequência. A frequência com que você salva suas cópias de segurança depende muito da frequência com que você armazena novos dados. Se você armazena novas informações todos os dias, pode ser aconselhável atualizar seus backups semanalmente.

Faça mais de uma cópia. Para os mais precavidos, pode ser importante ter mais de uma cópia de segurança dos seus dados. Dessa maneira, você pode ter duas ou mais backups armazenados em dois ou mais lugares diferentes. Com o aumento dos crimes de ransomware que sequestram dados, empresas de segurança têm orientado seus clientes a fazerem um segundo backup que será guardado em local separado e completamente desconectado do computador ou rede principal. Esses ataques têm se sofisticado cada vez mais ao ponto de infectar toda uma rede de computadores e comprometer seus dados.

Combine backups físicos e virtuais. Uma boa maneira de fazer múltiplas cópias de segurança é combinar um backup físico, como um disco rígido externo, por exemplo, com um backup virtual utilizando serviços de armazenamento em nuvem. Há várias empresas que oferecem esse serviço que, além de lhe proporcionar mais segurança, também possibilita que você tenha acesso a grandes quantidades de dados em qualquer lugar que estiver bastando apenas uma boa conexão com a internet.

Sempre guarde seus backups em um lugar seguro. Depois de fazer uma cópia física dos seus dados, procure sempre garantir que o dispositivo no qual os dados estão armazenados esteja guardado em um lugar seguro. Você pode deixa-lo na casa de uma pessoa de sua confiança, no seu local de trabalho, num local seguro na sua casa ou no qual poderia sobreviver a um desastre, como um incêndio, por exemplo.

Criptografe seus backups. E se uma pessoa mal-intencionada vir a ter acesso a um de seus backups? Você já pensou na dor de cabeça que pode você poderia ter? Por isso, é importante que você considere em criptografar esses dispositivos de backup que irão armazenar seus backups. Há muitas empresas hoje que oferece programas que criptografam unidades externas. Os computadores também têm vindo com programas que te possibilitam fazer criptografia. Dessa maneira, somente você poderá abrir e ter acesso aos dados que estão dentro desses dispositivos.

BulletVoltar