SEGURANÇA E CIDADANIA NO MUNDO DIGITAL  USUÁRIO PROTEGIDO  CONTROLE PARENTAL

CONTROLE PARENTAL

CONTROLE PARENTAL

É crescente o número de crianças que passam a ter algum tipo de relação com a internet. Seja por meio de smartphones, computadores, consoles de vídeo games, televisões inteligentes as crianças acabam sendo expostas à internet. Nesse contexto, é importante que pais e responsáveis estejam sempre atentos e controlem a quantidade e a qualidade da exposição dos pequenos na rede.

Estabeleça limites. É importante estabelecer limites ao nível de exposição digital dos pequenos. Como as crianças ainda estão se desenvolvendo física, mental e socialmente é importante que tenham tempo livre para as outras atividades não-digitais, como brincar, interagir com seus amigos e familiares, estudar. Embora não haja consenso sobre esses limites, é sempre bom que os adultos se guiem pelo bom senso. Para tanto, pode ser estabelecida uma quantidade máxima de horas semanais ou períodos específicos na semana para o acesso a dispositivos digitais. Há médicos que não recomendam o acesso de menores de dois anos.

Use filtros. Diversos dispositivos e aplicações possuem filtros de idade que bloqueiam sites e conteúdos explícitos ou inapropriados. Aprenda como usá-los e esteja certo de que estão ativos.

Ferramentas de monitoramento. Há programas e aplicações que alertam os pais e responsáveis sobre as atividades online dos pequenos sem necessariamente bloquear o acesso e podem ser usados sem o conhecimento da criança. Alguns desses programas gravam o histórico dos sites que a criança visitou. Outros enviam alertas em tempo real caso a criança visite sites inapropriados.

Bloquear programas e comunicação externa. Alguns dispositivos e programas permitem você controlar e impedir que as crianças naveguem livremente e compartilhem informações. Conheça esses programas e configure-os de maneira apropriada permitindo acesso do seu filho a apenas e tão somente os programas e aplicativos que julgar pertinente.

Dialogue e ensine seu filho a se proteger. É importante que você busque sempre o diálogo para explicar sobre os perigos das ameaças digitais e ajude seu filho a se proteger no mundo digital.

  • Ensine-o a proteger suas informações pessoais e da família.
  • Esteja atento às ofertas gratuitas, tais como games gratuitos, toques de celulares, aplicações, etc. que podem esconder malware. Explique à criança para não baixar qualquer arquivo a menos que tenha plena confiança na fonte e que verifique o arquivo com um programa de segurança (como antivírus, por exemplo) antes de instalar.
  • Ensine-o a configurar senhas fortes para as contas e alerte-o a não compartilhar com ninguém, nem mesmo amigos ou professores.

Condutas inapropriadas. Ensine seus filhos a se comportar eticamente e de maneira responsável. O mundo digital permite certas condições de anonimato e, muitas vezes, jovens e crianças se aproveitam dessas condições para ações que não fariam no mundo físico. É importante que você tenha em mente que você será responsável pelos atos dos seus filhos. Há precedentes na justiça brasileira da responsabilização judicial dos responsáveis pelos atos digitais de menores de idade.

BulletVoltar