Fonte: Agência Recife para Inovação e Estratégia – ARIES
O REC’n’Play, maior festival de inovação, tecnologia e cultura do Nordeste, será realizado pelo Porto Digital de 15 a 18 de outubro no Bairro do Recife. A Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) marca presença, reforçando seu papel estratégico na construção de cidades inteligentes e sustentáveis. No ano em que comemora 10 anos, a organização contribui para transformar o festival em um verdadeiro laboratório urbano, promovendo debates, oficinas e intervenções que conectam tecnologia, urbanismo e cidadania, sempre colocando as pessoas no centro da inovação.
Na edição passada, o REC’n’Play reuniu 737 atrações, 1.439 horas de programação, 1.580 palestrantes e mais de 90 mil participantes, sendo 55,5% mulheres na audiência, consolidando-se como o maior ponto de encontro de inovação, cultura e tecnologia da região. Diante disso, a ARIES aproveita o festival para experimentar e cocriar soluções urbanas, integrando parceiros nacionais e internacionais e estimulando a participação da sociedade em projetos de desenvolvimento urbano sustentável, cidades inteligentes e inovação social.
Iniciativas anteriores da agência no festival incluem o ciclo de palestras “Cidades em Transição: Emergência Climática – Origens e Consequências”, oficinas de Placemaking Digital com realidade aumentada e inteligência artificial, caminhadas pelo Centro do Recife e debates sobre habitação, revitalização urbana e incentivo à primeira infância. Camila Lopes, gerente de projetos da ARIES, ressalta: “O REC’n’Play é muito mais do que um festival de tecnologia e inovação. É uma oportunidade de conectar ideias, pessoas e projetos que estão moldando o futuro do Recife, trazendo inovação para a cidade de forma prática e participativa”, comenta.
A participação da ARIES também reforça a relevância de ações estratégicas como o “Plano do Centro do Recife”, fruto de uma parceria com a Prefeitura da cidade do Recife através do Gabinete do Centro do Recife, o Instituto da Cidade Pelópidas Silveira (ICPS) e demais atores engajados no desenvolvimento urbano da capital. Nesse cenário, a organização demonstra como cada iniciativa do festival é parte de um esforço contínuo para integrar sociedade, setor privado e poder público. Sobre isso, Camila Lopes acrescenta: “Cada oficina, cada debate e cada intervenção que promovemos reflete o compromisso da ARIES com soluções urbanas sustentáveis e inclusivas. É a chance de mostrar que inovação e cidadania caminham juntas, e que o futuro das cidades é construído coletivamente.”