Fonte: Jornal da USP
Por Michel Sitnik

Iniciativa colaborativa entre USP, Unesp e Unicamp visa à união de esforços entre as instituições para fortalecer a inclusão

Fotomontagem Jornal da USP com imagens de: pikisuperstar/Freepik; Freepik; Freepik

 

Estão abertas as inscrições para o edital Apoio à Pesquisa em Tecnologias Assistivas Desenvolvidas por Grupos Interinstitucionais do Estado de São Paulo.

Trata-se de uma ação colaborativa entre a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da USP e as Pró-Reitorias de Pesquisa da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), visando impulsionar a pesquisa científica na área de tecnologias assistivas.

Serão oferecidos apoios financeiros de R$ 100 mil a R$ 500 mil, com duração de dois anos, para o desenvolvimento de projetos voltados à produção científica bibliográfica, tecnológica, artístico-cultural, didática ou extensionista por equipes formadas por, pelo menos, dois docentes da USP em parceria com outros dois pesquisadores da Unesp, da Unicamp ou de outras Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado de São Paulo.

Em declaração a matéria recente a respeito do assunto, o pró-reitor de Pesquisa e Inovação da USP, Paulo Nussenzveig, comentou a respeito dos diferenciais deste edital, a começar pelo fato de unir pesquisadores das diferentes instituições: “As universidades têm um histórico de colaboração. Mas houve algumas reuniões do Cruesp e, desde 2022, pelo menos, há uma sinalização muito clara de que, juntas, as instituições são mais fortes. Precisamos aprimorar as conexões entre nós”.

Além disso, Nussenzveig destaca que a iniciativa favorece o aspecto empreendedor da inclusão: “Trata-se de um projeto que dá ênfase à inovação como forma de melhorar as condições de acessibilidade para pessoas com dificuldades. O edital favorece a vontade e a determinação em produzir conhecimento que resulte diretamente em maior capacidade de acesso, oportunidade de trabalho e ações efetivas para essa população”, afirma.

Os projetos podem concorrer em diferentes modalidades, que abrangem desde a acessibilidade digital em mídias, jogos, mercado de trabalho e educação, até o desenvolvimento de suportes para autonomia, mobilidade e reabilitação.

O encerramento das inscrições é no dia 29 de setembro e a íntegra do edital está disponível aqui.

Compartilhe