Fonte: Embrapii
Senai Cimatec, em Salvador, é selecionado como Centro de Competência Embrapii em Tecnologias Quânticas, com o desafio de desenvolver conhecimento e novas tecnologias de fronteira
As tecnologias quânticas são uma nova área de conhecimento que vai ajudar a sociedade a solucionar problemas altamente complexos através de novas formas de computação, comunicação e sensores. As Tecnologias Quânticas permitem o processamento de uma elevada quantidade de dados, resolução de cálculos que atualmente são muito difíceis e a transmissão de dados com muito mais segurança.
Entre as aplicações estão o desenvolvimento de novas fontes de energia limpa, monitoramento de mudanças climáticas no planeta, desenvolvimento de novas vacinas de forma mais rápida e precisa, e segurança na comunicação de dados.
Com objetivo de viabilizar o avanço das Tecnologias Quânticas no Brasil, a Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) anunciou, no dia 17/10, o investimento de R$ 60 milhões para a criação do Centro de Competência Embrapii em Tecnologias Quânticas. O Senai Cimatec, instituição de educação, ciência, tecnologia e inovação de excelência, localizada em Salvador, na Bahia, foi selecionado para liderar a iniciativa. Os recursos investidos são originários do PPI IoT/Manufatura 4.0, do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI).
“Para que um país possa prosperar, ele precisa de ambição, qualificação, perseverança e foco. Precisamos de convergência entre as políticas públicas e o setor privado para o primeiro viabilizar um ambiente de inovação e o segundo ter estímulos para aumentar o apetite por inovar. Os Centros Competência Embrapii estão destinados a unir essas pontas e buscar soluções na área de Tecnologias Quânticas”, destaca Chico Saboya, presidente da Embrapii. “O Senai Cimatec terá como ênfase a Comunicação Quântica, pautada na melhoria dos processos de segurança de dados. Mas, também vai atuar em Computação Quântica cujo os benefícios estão fundamentados em realizar alta carga de processamentos de dados”, explica Saboya.
O contrato com o Senai Cimatec terá vigência de 42 meses e prevê atividades de pesquisa e desenvolvimento em tecnologias quânticas, formação e capacitação de RH para atividades de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) na área, formação de uma associação de empresas no modelo membership, além da criação de um ambiente de inovação aberta para a criação e atração de startups, envolvendo parcerias nacionais e internacionais e empresas associadas. As pesquisas deverão ser desenvolvidas segundo as necessidades do mercado, para inserção do Brasil no cenário internacional de atividades de P&D relacionadas a tecnologias quânticas.
“Este será um grande passo para a consolidação do Brasil na corrida global das Tecnologias Quânticas. A partir do Centro de Competência será possível aumentar em qualidade e número de talentos que serão base fundamental para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, desenvolvimento de protótipos e conexão com novas startups e empresas. O Centro de Competência terá como ênfase a Comunicação Quântica, através de novos protocolos e experimentos de distribuição de chaves, e a Computação Quântica com novos algoritmos e sistemas de hardware”, afirma Leone Andrade, diretor-geral do Senai Cimatec.
A seleção do Senai Cimatec está alinhada com a premissa da Embrapii de descentralização da inovação no Brasil, com investimentos aplicados em centros de pesquisa de todo o país. Localizado em Salvador, na Bahia, o Campus Integrado de Manufatura e Tecnologias – Senai Cimatec é um dos mais avançados centros de educação, tecnologia e inovação do país, atuando no desenvolvimento de serviços tecnológicos inovadores como referência no atendimento às demandas da indústria nacional. O Senai Cimatec integra uma escola técnica, Centros Tecnológicos e Centro Universitário , operando de forma sinérgica e integrada, com estrutura multicampi.
Destaque internacional
Neste ano de 2023, a Embrapii foi destaque em um levantamento da Qureca, empresa britânica de capacitação e de fomento empresarial em tecnologia quântica, como a única iniciativa na América Latina de desenvolvimento de iniciativas em Tecnologia Quântica. O mapeamento apresentou os projetos em curso sobre o tema em todo o mundo e incluiu o Brasil em razão da criação do Centro de Competência em Tecnologias Quânticas. A publicação original pode ser conferida aqui: https://qureca.com/quantum-initiatives-worldwide-update-2023/.
Investimento na indústria do futuro
Em 2022, a Embrapii lançou as chamadas públicas para um total de nove Centros de Competência, que vão atuar em sete áreas diferentes e serão responsáveis por soluções inovadoras com o objetivo de viabilizar grandes tendências da indústria para o futuro. Os Centros de Competência vão construir conhecimento e criar pontos de referência para as pesquisas em áreas de tecnologias de fronteira.
O Centro de Competência em Tecnologias Quânticas se soma aos outros sete Centros de Competência Embrapii, já anunciados e um, na área de Segurança Cibernética, em etapa de chamamento. Até o momento, os anúncios somam R$ 463 milhões. Confira a lista dos anúncios já realizados:
– Senai Cimatec como o Centro de Competência em Tecnologia Quântica;
– Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações) como Centro de Competência em Tecnologia e infraestruturas de conectividade 5G e 6G;
– CPQD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações), como Centro de Competência em Open RAN;
– CEIA-UFG (Centro de Excelência em Inteligência Artificial – Universidade Federal de Goiás), como Centro de Competência em Tecnologias imersivas aplicadas a mundos virtuais;
– Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), como Centro de Competência Embrapii em Plataformas de Hardware Inteligentes e Conectadas;
– Instituto Senai de Inovação (ISI) em Sistemas de Sensoriamento, como Centro de Competência Embrapii em Plataformas de Hardware Inteligentes e Conectadas;
– Virtus (Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia da Informação, Comunicação e Automação) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), como Centro de Competência Embrapii em Plataformas de Hardware Inteligentes e Conectadas.
– Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein como Centro de Competência Embrapii em Terapias Avançadas.