Fonte: Andrade Gutierrez

Vetor AG recebe inscrições de soluções para desafios do mercado de Engenharia e Construção até 25 de setembro

Uso de drone em canteiro de obra da Andrade Gutierrez (Divulgação)

 

Estão abertas as inscrições para o 8º ciclo do Vetor AG, o programa de inovação aberta da Andrade Gutierrez (AG) – uma das maiores companhias de Engenharia e Construção do Brasil. Anualmente, desde 2018, a AG conecta soluções inovadoras aos principais desafios do mercado de infraestrutura através do Vetor AG. Podem participar empreendedores, pesquisadores, startups e empresas com soluções inovadoras para obras e áreas corporativas da companhia. As inscrições podem ser feitas em https://consagsa.com.br/vetorag/ até 25 de setembro.

Pioneiro em inovação aberta no setor, o Vetor AG é focado na implementação de pilotos reais, nos canteiros de obras e no dia a dia dos escritórios da AG. O objetivo é estimular um ambiente colaborativo, para o desenvolvimento de ideias inovadoras e disruptivas. Em média, 250 startups se inscrevem no programa anualmente. Mais de 50 soluções já foram implementadas dentro da companhia.

Pré-seleção para o Pitch Day

Especialistas da AG analisam as propostas inscritas e pré-selecionam até 30 soluções para o “Pitch Day”, momento em que as soluções com maior destaque são apresentadas no escritório da companhia em São Paulo. O Pitch Day está previsto para os dias 29 e 30 de outubro. Ao final, as empresas selecionadas poderão implementar suas soluções em obras da Andrade Gutierrez.

Aplicativo da startup SGP+, participante do 2º ciclo do Vetor AG (Divulgação)

 

Canteiros inteligentes

Neste ano, o programa busca soluções em diferentes frentes da Engenharia e Construção. Uma delas são as obras industriais. As propostas devem apresentar alternativas inovadoras e tecnológicas para questões como o tratamento e a inspeção de superfícies metálicas e soldas, visando o diagnóstico inteligente de estruturas e equipamentos. Outro desafio é o rastreamento e a identificação de materiais em campo, além da busca por modelos inovadores de andaimes e métodos de gestão.

A automação é um tema central, com desafios focados ainda na inovação para o lançamento de cabos em eletrodutos e na aplicação de novas tecnologias e materiais para acelerar a execução de obras pesadas, como a compactação de solos e a produção de concreto.

O programa também quer revolucionar a gestão e a execução de obras de infraestrutura com o uso de Inteligência Artificial e Data Analytics, visando aumentar a previsibilidade, a produtividade e a tomada de decisões em tempo real.

Compartilhe