Selo IA

Fonte: Gartner 

– IA não causará um apocalipse de empregos, mas desencadeará o caos no mercado de trabalho
– IA criará mais empregos do que eliminará; mais de 32 milhões de empregos serão transformados a cada ano
– “AI-first” só será bem-sucedido quando for “people-first”

O uso generalizado da Inteligência Artificial (IA) está forçando os líderes de negócios e de TI a repensar sua força de trabalho. Os líderes executivos devem desenvolver quatro cenários em que humanos e IA possam colaborar de forma eficaz, afirma o Gartner, Inc., empresa de insights de negócios e tecnologia.

A IA irá alterar de forma indelével a maneira como os trabalhadores humanos desempenham suas funções no futuro, porém não haverá um apocalipse de empregos. Em vez disso, a partir de 2028-2029, haverá um caos no mercado de trabalho, gerado pela necessidade de reconfigurar, redesenhar, fragmentar e fundir mais de 32 milhões de empregos por ano.

Helen Poitevin, Vice-Presidente Analista Emérita do Gartner, diz: “Todos os dias, 150.000 empregos evoluirão por meio da requalificação, enquanto outros 70.000 precisarão ser reescritos, reformulados e redesenhados. Os líderes executivos devem planejar seus investimentos e metas em IA para antecipar e gerenciar essas mudanças. Eles precisam decidir seu destino: se vão buscar designs que priorizam o ser humano, enfatizando o apoio às pessoas em seu trabalho, ou selecionar designs que priorizam a Inteligência Artificial, com o objetivo de maximizar a eficiência, contando com a IA para realizar tarefas.”

O objetivo não é uma empresa sem trabalhadores, mas uma em que o trabalho seja redefinido: adaptável, criativo e profundamente humano em sua essência. Porque uma abordagem AI-first só funciona quando é, antes de tudo, people-first. “A próxima era do desempenho empresarial não dependerá da quantidade de pessoas empregadas, mas da qualidade da colaboração entre humanos e IA”, diz Poitevin.

O Gartner apresenta quatro cenários que ilustram como as estratégias que priorizam as pessoas e as que priorizam a Inteligência Artificial podem moldar o impacto da IA nos empregos e nas organizações.

Quatro cenários do efeito cascata da IA nos empregos e nas organizações

Fonte: Gartner (Novembro 2025)

 

  1. Menos trabalhadores realizando tarefas que a IA não consegue fazer: os seres humanos querem que a IA faça o trabalho, e o trabalho continua o mesmo (mas com IA). Os seres humanos querem que a IA faça o trabalho, mas o trabalho não é significativamente transformado. As pessoas devem preencher as lacunas deixadas onde a Inteligência Artificial não é capaz de realizar certas tarefas de forma eficaz. Graus mais elevados de automação levam à necessidade de menos trabalhadores. Esse cenário é usado no atendimento ao cliente, no qual os funcionários ficam responsáveis pelo trabalho que a IA não conseguiu realizar.
  1. Poucos ou nenhum trabalhador administrando uma empresa AI-first (ou parte dela): os seres humanos querem que a IA faça o trabalho, e o trabalho é transformado com menos trabalhadores do que antes. Isso representa um negócio autônomo.
  1. Muitos trabalhadores ocupados usando IA para trabalhar melhor e fazer mais: os seres humanos querem fazer o trabalho com IA, e o trabalho é o mesmo (mas com IA). É assim que a Inteligência Artificial se parece no dia a dia.
  1. Muitos trabalhadores inovadores combinando suas capacidades com a IA para superar as fronteiras do conhecimento: os seres humanos querem fazer o trabalho com IA e o trabalho é transformado. Isso permite que os seres humanos busquem questões maiores e mais desafiadoras para encontrar soluções. Esse cenário poderia se aplicar à medicina personalizada — isso só pode acontecer se os seres humanos conectarem diferentes campos, compartilharem informações e expandirem sua compreensão sobre saúde e bem-estar.

“Independentemente do cenário que os líderes executivos decidirem seguir, eles devem estar preparados para apoiar todos os quatro”, afirma Poitevin. “Os efeitos em cascata da IA tornarão cada cenário uma realidade. Os líderes precisam investir nos dois tipos de design, mas enfatizar o que é possível com a Inteligência Artificial, adotando uma mentalidade de abundância em que a IA ajuda os líderes a enfrentar os desafios de hoje e de amanhã de novas maneiras.”

Os clientes do Gartner podem ler mais no relatório “AI’s Ripple Effect on Jobs and Organizations”.

 

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