Fonte: Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste – Sudene
Cada projeto receberá até R$ 80 mil para a executar ações nas áreas de economia criativa, bioeconomia e educação
Recife (PE) – A Sudene divulgou o resultado final da segunda etapa do edital Inova Mulher, após a interposição de recursos. Esta iniciativa da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste visa a valorização do protagonismo feminino no ambiente de inovação e empreendedorismo. Foram selecionados 31 projetos, das 77 iniciativas classificadas na fase preliminar. Até o próximo dia 16, os proponentes poderão apresentar recurso. O resultado final será apresentado pela Sudene em evento no dia 21 de agosto. Confira a lista aqui.
Cada projeto selecionado receberá até R$ 80 mil para a execução do objeto proposto. Os recursos são provenientes de 1,5% do retorno das operações do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), percentual destinado ao custeio de atividades em pesquisa e desenvolvimento. Foram selecionadas proposições das áreas de economia criativa, bioeconomia e educação.
“O edital Inova Mulher é uma das iniciativas da Sudene para criar oportunidades de afirmação do empreendedorismo feminino, estratégia prevista no Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste. Queremos criar instrumentos focados na redução das desigualdades de gênero que, infelizmente, ainda estão presentes em nossa região. A partir desta experiência, que é inédita na história recente da Autarquia, vamos aprimorar bastante nossa atuação neste sentido”, afirmou o superintendente da Sudene, Danilo Cabral.
Considerando a distribuição de projetos por estado, Pernambuco teve 12 propostas aprovadas, seguido pelos estados do Maranhão e Piauí, cada um com quatro. A Bahia e a Paraíba tiveram três proposições selecionadas cada e o Ceará, duas. Já Alagoas, Rio Grande do Norte e Minas Gerais tiveram um projeto selecionado.
De acordo com a coordenadora-geral de Estudos e Pesquisas, Avaliação, Tecnologia e Inovação da Sudene, Rafaella Arcila, as propostas são de diferentes campos de atuação, sendo os mais recorrentes: cultura, sustentabilidade, saúde, tecnologia e informação. “A submissão das proposições superou as expectativas por ser nossa primeira iniciativa nessa área. A diversidade dos temas faz acreditar que a Sudene acertou em distribuir as temáticas e as linhas setoriais de forma a contribuir com projetos diversificados, dando oportunidade às mulheres, especialmente aquelas de grupos minoritários sociais”, comentou.
Já o diretor de Planejamento e Articulação de Políticas da Sudene, Álvaro Ribeiro, destacou que o Inova Mulher busca fortalecer a participação feminina no ambiente de inovação no empreendedorismo da nossa área de atuação. “Queremos impulsionar a liderança de mulheres nas empresas, além de combater a disparidade de gênero no mercado de tecnologia e gerar novas oportunidades para elas no mercado”, disse.