Fonte: Natural One
A partir da implementação de práticas avançadas de Business Intelligence, a Natural One alcançou uma economia estimada de R$ 3,3 milhões nos últimos 6 anos
Com consultoria do Grupo IN, a empresa evoluiu de bases descentralizadas, ausência de governança e uma estrutura sustentada por planilhas para uma estrutura inteligente e colaborativa baseada em Ciência de Dados e plataformas Qlik

Natural One – sucos
A Natural One, pioneira e líder no segmento de sucos 100% naturais e segunda no mercado brasileiro de sucos prontos, está solidificando sua posição como uma empresa data-driven. A companhia tem transformado sua gestão e otimizado processos, desde as vendas até o clima organizacional. Isso tudo é impulsionado pela implementação de soluções Qlik e pela consultoria estratégica do Grupo IN, além de uma robusta arquitetura de dados acelerada pela criação de sua área de Data Science em 2023.
A partir da implementação de práticas avançadas de Business Intelligence, a Natural One alcançou uma economia estimada de R$ 3,3 milhões nos últimos 6 anos. Esses valores representam os ganhos expressivos resultantes de uma maior eficiência operacional e das decisões embasadas em dados.
Data Lake e Qlik: a base da evolução
A jornada da Natural One em direção a uma cultura orientada por dados teve como um marco relevante a implantação de seu data lake, com o uso da plataforma Snowflake. Esse repositório centralizado de dados não só aprimorou a comunicação entre as bases de informação da empresa, mas também garantiu maior segurança no armazenamento e eliminou a indisponibilidade do sistema ERP, que antes era ocasionalmente sobrecarregado pelo uso concomitante de sistemas rodando on-premise.

Ana Laura Rui (Líder de Data Science) e Alisson Ferini (CTO) da Natural One
“O data lake permitiu que a Natural One avançasse no roadmap de dados. Ele oferece escalabilidade, flexibilidade e centralização dos dados, reduz custos e impulsiona a inovação. Com acesso simplificado e suporte a análises avançadas, permite decisões rápidas e precisas, sendo essencial para empresas orientadas por dados“, afirma Ana Laura Rui Oliveira, Líder da Área de Data Science da Natural One. “A plataforma Snowflake, de baixo código (low code), facilita a administração no dia a dia, mesmo sem uma equipe interna de engenheiros de dados. Contar com o apoio do Grupo IN para auxiliar em ajustes e alterações garante uma gestão tranquila e eficiente do lake“, completa Ana Laura.

Ana Laura Rui (Líder de Data Science) e Alisson Ferini (CTO) da Natural One e equipe IN
Atualmente, o Qlik extrai dados diretamente da camada “raw” do data lake. Extratores dedicados transformam esses dados brutos em tabelas, aplicando regras de negócio para gerar QVDs (QlikView Data). Esses arquivos otimizados alimentam os 90 dashboards disponíveis para uso e outros 25 dashboards administrativos. Os painéis mais acessados são os que fornecem informações sobre faturamento, estoque e carteira, totalizando cerca de 20 que são fundamentais para o acompanhamento de metas de volume e pedidos. Para isso, a Natural One utiliza as soluções Qlik Talend para integração, orquestração e monitoramento de dados, e Qlik Cloud para visualização.
“O Grupo IN nos ajudou na estruturação, organização e implantação dos principais projetos de dados da companhia, como o data lake, a arquitetura de dados e o suporte com Qlik e Snowflake com extrema eficiência e profissionalismo. Contamos com eles para continuar evoluindo”, destaca a executiva.
“A transformação da Natural One é um exemplo concreto de como a inteligência de dados pode impactar diretamente a estratégia e os resultados de uma empresa. Desde a estruturação do data lake até a implementação dos dashboards com Qlik, acompanhamos de perto a evolução da companhia rumo a uma cultura verdadeiramente orientada por dados. É gratificante ver uma empresa brasileira, inovadora e com presença global, utilizar tecnologia de ponta para transformar processos, empoderar pessoas e tomar decisões com mais agilidade e segurança. Para nós, do Grupo IN, é uma honra fazer parte dessa jornada”, explica Bruno Guerra, CEO do Grupo IN.

Ana Laura Rui (Líder de Data Science) da Natural One
O número de usuários da plataforma Qlik na Natural One tem crescido exponencialmente. Desde 2019, quando a empresa deu os primeiros passos na área de business intelligence, houve um aumento de 70% na abrangência dos acessos. Atualmente, 80% do time administrativo da Natural One tem acesso ao Qlik, evidenciando a disseminação da cultura de dados dentro da organização. “Conquistamos a confiança dos colaboradores e da alta gestão, pois entregamos dados confiáveis em tempo real, mostramos resultados“, explica Ana Laura.
A executiva destaca dois projetos recentemente entregues às áreas como marcos atuais da trajetória da Natural One como empresa data-driven: o PED+, para a área comercial, e o Projeto G&G – Gente e Gestão, para o setor de RH.
Projeto PED+: dados comerciais na palma da mão
O Projeto PED+ é um exemplo claro de como a inteligência de dados empodera a equipe de vendas da Natural One. Por meio de um aplicativo móvel, os vendedores têm acesso a KPIs essenciais como faturamento versus meta e estoque. Esses dados são acompanhados de forma individualizada e personalizada, permitindo que cada vendedor visualize seu desempenho em relação à meta, detalhado por canal, cliente, linha (refrigerado ou ambiente), categoria (tamanho da embalagem) e sabor, até a granularidade mínima de SKU.
O objetivo alcançado tem sido o de disponibilizar dados atualizados várias vezes ao dia aos vendedores em campo, que podem ser mais assertivos nas estratégias com cada cliente e sabendo o que a empresa tem em estoque, orientados pelas metas de vendas de cada SKU.
Dados para a gestão de pessoas e melhoria do clima organizacional
O Projeto Gente & Gestão (G&G) no Qlik surgiu da necessidade de descentralizar e dinamizar os indicadores de gestão de pessoas. Antes da implementação, dados como Turnover, Absenteísmo, Horas Extras, Banco de Horas e Custos eram disponibilizados mensalmente via relatórios em Excel, um processo demorado e dependente da área.
“Estudamos os processos de ponta a ponta e desenvolvemos uma API que, em parceria com a empresa responsável pela folha de pagamento, traz dados mensais diretamente para o Data Lake. Desse repositório, as informações são consumidas e visualizadas no Qlik“, explica Ana Laura.
Um dos grandes diferenciais desse projeto é a segurança na circulação de dados sensíveis, como o custo da folha de pagamento, que vêm diretamente do bucket do parceiro para o data lake e, de lá, para o Qlik, de forma automática e segura. Além disso, o G&G foi o primeiro projeto com trava de acesso (section access), proporcionando uma visualização de dados totalmente personalizada por gestor.
“Isso empodera os gestores a acompanharem de forma independente os indicadores de seus times, navegando com mais eficiência e propósito. O projeto também trouxe maior consciência sobre o bem-estar da equipe (faltas, horários trabalhados, atestados, horas extras) e um controle mais rigoroso dos custos por funcionário, resultando em melhor gerenciamento e distribuição do orçamento“, completa Ana Laura.

Ana Laura Rui (Líder de Data Science) e Alisson Ferini (CTO) da Natural One
A Natural One segue firme em seu compromisso de se tornar uma empresa cada vez mais orientada por dados, utilizando a inteligência gerada para impulsionar o crescimento, otimizar operações e garantir a satisfação de seus colaboradores e clientes. Com uma base sólida e parcerias estratégicas, a empresa está pronta para os próximos desafios e para explorar o potencial máximo da inteligência de dados.
Resumindo, a empresa embarcou em uma jornada de transformação digital marcada por grandes desafios: bases descentralizadas, ausência de governança e uma estrutura sustentada por planilhas em Excel hospedadas em servidores físicos. Mas os obstáculos iam além da tecnologia, envolvendo também cultura organizacional, agilidade e uma visão de futuro. O que antes era fragmentado, hoje é parte de uma estrutura inteligente, colaborativa e pronta para escalar. Com a implementação do Qlik e a criação de uma área dedicada à ciência de dados, a empresa reestruturou toda a sua arquitetura de dados, migrou para a nuvem e centralizou suas fontes em um data lake robusto.
Principais números da Natural One como empresa data-driven
- 90 dashboards disponíveis para uso;
- 25 dashboards administrativos (extratores e transformadores);
- 70% de crescimento na abrangência dos acessos à plataforma de dados desde 2019;
- 80% do time administrativo da Natural One tem acesso ao Qlik.