No dia 30 de outubro, durante o encerramento do ABES SUMMIT 2024, em São Paulo (SP), o Movimento Brasil, País Digital anunciou os vencedores do Prêmio Protagonista Brasil, País Digital. Organizado pela ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software, o prêmio busca destacar lideranças dos setores público, privado e da sociedade civil que se sobressaem por suas iniciativas e projetos de impacto social no campo da tecnologia da informação. Estes indivíduos e organizações estão na vanguarda da transformação digital inclusiva no Brasil. A seleção inicial dos indicados é conduzida por uma comissão da ABES, seguida por uma votação popular para determinar os ganhadores.

A lista de homenageados deste ano incluiu Laércio Cosentino, renomado e premiado empresário fundador da TOTVS, que se destacou no último ano por sua incansável liderança na promoção de um Projeto de Nação por meio do Plano Brasil 2030+ e todo seu trabalho no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República, fazendo uma ponte entre governo, empresários e a sociedade civil. A Deputada Federal Any Ortiz, que tem um histórico de atuação em comissões relevantes e se destacou como relatora do PL (projeto de lei) 1.847 de 2024, que tratou da prorrogação da desoneração da folha.

O Instituto Caldeira foi reconhecido na categoria recém-criada de Organização/Instituto Brasil, País Digital. O Caldeira é um hub de inovação do Rio Grande do Sul que conecta empresas, startups, universidades e governo, impulsionando o ecossistema gaúcho de tecnologia e inovação. Oferece eventos, programas de inovação aberta, capacitações e muita interação entre seus membros. O instituto também foi impactado pelas enchentes no Rio Grande do Sul e mostra toda a sua capacidade de mobilização com a retomada de seus diversos programas.

Andriei Gutierrez, coordenador do Brasil, País Digital e vice-presidente da ABES, liderou o evento, ao lado de Jamile Sabatini Marques, Diretora de Inovação e Fomento da ABES. Ele destacou o compromisso do movimento com um Brasil mais digital e inclusivo. “Nosso principal objetivo é trabalhar incansavelmente por um Projeto de Nação que promova a digitalização e inclusão sociodigital. Nos últimos oito anos, temos o orgulho de reconhecer e honrar aqueles que estão empenhados em avançar um Brasil mais digital e menos desigual. É com grande satisfação que realizamos estas homenagens, fortalecendo nossa rede de pessoas comprometidas com a inclusão, alfabetização digital e inovação. Agradecemos profundamente a cada homenageado por suas inspirações e pela diferença que fazem em suas comunidades”, concluiu Gutierrez.

Andriei Gutierrez e Jamile Sabatini Marques

Compartilhe