Fonte: Jornal da USP

Startup da incubadora USP/Ipen-Cietec criou o app para fazer a gestão do quadro de saúde

De acordo com estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), há 65 milhões de pessoas com epilepsia no mundo, uma doença neurológica crônica caracterizada pela recorrência de crises epilépticas que podem se manifestar de diferentes formas dependendo do paciente. Um terço deles não responde à medicação ou cirurgia e, dessa forma, fica difícil prever quando haverá um momento de crise.

Para auxiliar essas pessoas no controle da doença, foi criado um aplicativo inédito e gratuito, integrado a uma plataforma digital para médicos. O Epistemic App funciona como um diário. Por meio do preenchimento de um questionário sobre o dia a dia e das crises dos pacientes, o aplicativo armazena indicadores, como: registro de crises epilépticas e seus gatilhos, passando por qualidade do sono, alimentação, prática de esportes até registro e lembrete para medicamentos, entre outros.

A tecnologia foi desenvolvida pela Epistemic, uma startup residente na incubadora USP/Ipen-Cietec e especializada na gestão para tratamento de epilepsia. A proposta do aplicativo é organizar as informações sobre o cotidiano do paciente e facilitar a visualização pelo médico, possibilitando um melhor conhecimento dos padrões das crises.

As perguntas do diário são ajustáveis por paciente e ajudam o médico a entender seu quadro atual para que o tratamento seja feito da melhor forma possível. A ferramenta também permite que o responsável ou cuidador do paciente crie um usuário em nome dele e preencha o questionário com as informações do paciente.

“Temos sempre a preocupação com a comodidade do paciente na hora de administrar suas crises. Nem sempre lembramos tudo aquilo que vivemos. Por isso, o Epistemic App oferece um meio de registro diário através de um questionário com uma sequência de perguntas sobre seus hábitos e suas crises”, explica Paula Gomez, CEO da Epistemic.

O Epistemic App é integrado a uma plataforma digital para médicos, o Epistemic Web. Com esse painel de controle, o médico recebe os dados no formato de gráficos, caso o paciente autorize, contendo informações sobre as crises, o humor, a atividade física, o sono, a alimentação, o funcionamento do intestino, ingestão de medicamentos, entre outros.

Além disso, pelo Epistemic Web, é possível configurar notificações para receber lembretes no horário de tomar cada remédio. O aplicativo já está disponível em português e em inglês, para Android, no Google Play.

Compartilhe