Fonte: Posso Provar

Em uma parceria entre BidWeb e OriginalMy, apoio de várias instituições representativas da mulher, mercado de segurança e advogados, a plataforma Posso Provar quer promover a redução da violência contra a mulher na sociedade por meio da tecnologia com validação jurídica e de forma gratuita.

O Dia Internacional da Mulher de 2021 (08 de março) foi a data escolhida para o lançamento da plataforma Posso Provar  (www.possoprovar.org), criada a partir de uma iniciativa da Bidweb Security IT e da OriginalMy para colher provas digitais com o uso de blockchain. A tecnologia foi disponibilizada para a sociedade com o apoio da WOMCY (Women in Cybersecurity) capítulo Brasil, OAB, LIDE Mulher, Porto Digital, ABES, Movimento Brasil, País Digital, Transforma Recife, Mulheres do Brasil – Recife, Experience Club, Diferen/TI, IBRASPD, Valcann Cloud Intelligence, Uchôa Cavalcanti Advogados, entre outros apoiadores.

O anúncio do lançamento teve a participação do especialista em crimes cibernéticos Delegado Meneses, da Polícia Civil de Pernambuco, numa conversa online  com os apoiadores e demais interessados no debate sobre violência contra mulher.

“Especialmente em 2020, com a pandemia, as denúncias nas delegacias da mulher reduziram drasticamente. Mas, porque elas estão em casa, isso não significa que houve uma diminuição efetiva do número de casos. Por isso, é com muito orgulho que anunciamos o Provas Digitais numa data tão significativa, unindo processos, tecnologia e pessoas que possam contribuir em evidências efetivas”, destacou Flávia Brito, CEO da Bidweb Security IT. “Dessa forma, a OriginalMy contribuirá para que as mulheres vítimas de violência coletem provas online de forma gratuita por meio do PAC WEB, da OriginalMy”, completa Flávia.

Validade jurídica

A PACWeb faz uma cópia completa do conteúdo que está sendo visualizado no navegador e gera um relatório comprovando a sua existência. A partir do relatório gerado pelo plugin, é criado um código único e exclusivo, que identifica o documento. Com a certificação em blockchain – tipo de tecnologia que aumenta a segurança dos dados -, é possível comprovar que a prova coletada não sofreu qualquer modificação, com o conteúdo sendo preservado mesmo que a ação original seja excluída. Ele recebe ainda uma camada adicional de proteção que indica a data e horário exatos em que a prova foi coletada (carimbo do tempo). Além disso, garante a validade jurídica porque a PACWeb já é reconhecida pelos Tribunais como válida em processos judiciais (art. 369 do CPC/2015).

Segue o vídeo com o passo a passo de como funciona o Posso Provar!

 

Compartilhe