Fonte: Gov.br

Backhaul, Fibra Óptica, Rede de Transporte

A Anatel vem coletando dados que permitam um mapeamento das infraestruturas das redes de telecomunicações de alta capacidade utilizadas na prestação de serviços de telecomunicações (backhaul).

Os dados do backhaul serão utilizados para a Anatel manter um diagnóstico atualizado da infraestrutura de telecomunicações brasileira, de modo a subsidiar a construção de novas políticas públicas e permitir que os agentes interessados (governos, empresas e cidadãos) possam ter acesso às informações em formato aberto e, assim, fomentar a participação de todos os players do mercado.

As informações disponibilizadas na lista atual de dados do backhaul são de 2020 (foram encaminhadas pelas prestadoras ao longo do ano) e foram obtidas junto às empresas e algumas associações de prestadoras de serviços de telecomunicações que fornecem acesso de banda larga. Em relação às publicações anteriores, a presente inclui informações do Cinturão Digital do estado do Ceará assim como o resultado de um esforço especial realizado por uma das associações de prestadoras, o que causou um aumento considerável nos registros dos municípios.

O número de municípios com backhaul de fibra óptica vem aumentando de forma consistente ao longo dos últimos anos, já atingindo 79% dos municípios do país, conforme retratado no gráfico a seguir:

Os prestadores de pequeno porte estão expandindo suas redes e têm se utilizado da fibra óptica para isso, aumentando cada vez mais sua participação no mercado. Esses provedores já estão presentes com fibra óptica em 3.777 municípios, sendo que 1.108 desses municípios são atendidos por fibra apenas por esses pequenos provedores, o que corresponde a 20% dos municípios do país.

Vale ressaltar, no entanto, que nem todos os recursos estruturais (neles incluído o backhaul) das prestadoras estão disponíveis para revenda em atacado, ou seja, o fato de uma prestadora possuir infraestrutura com fibra óptica em um município não significa possuir condições ou obrigações de atendimento ao mercado de atacado.

A participação de todas as empresas do setor nesse processo é fundamental para identificar quais municípios já são atendidos, de maneira a evitar que eles recebam algum tipo de financiamento público, uma vez que já possuem atendimento. O registro e publicidade dessas informações visam promover transparência às decisões dos órgãos públicos e também possibilitar maior eficiência para os investimentos a serem realizados (públicos e privados).

Mais informações podem ser conseguidas entrando em contato com a Gerência de Universalização e Ampliação do Acesso no endereço eletrônico: . O mesmo e-mail pode ser utilizado por prestadoras de serviço que porventura não constem na listagem atual.

Compartilhe