Fonte: WHERE TO NEXT – Next Group
Para garantir privacidade, pesquisadores desenvolvem pulseira que bloqueia microfones.
Professores de ciência da computação na Universidade de Chicago projetaram uma “pulseira do silêncio” que impedirá o Echo ou qualquer outro microfone na vizinhança ao ouvir as conversas do usuário. A pulseira funciona como um relógio anti-smartwatch e possui 24 alto-falantes que emitem sinais ultrassônicos quando o usuário a liga. O som é imperceptível para a maioria dos ouvidos, com a possível exceção de jovens e cães, mas os microfones próximos detectam o som de alta frequência em vez de outros ruídos.
Está cada vez mais fácil gravar conversas, Google e Amazon venderam milhões de câmeras de segurança Nest and Ring nos EUA, enquanto cerca de uma em cada cinco adultos americanos agora possui um alto-falante inteligente. Portanto, bater na porta de alguém ou conversar na cozinha agora envolve a possibilidade distinta de ser gravado. E isso levanta uma série de questões sobre privacidade e, até mesmo, etiqueta: devemos avisar as pessoas que elas estão sendo gravadas?
Por design, os alto-falantes inteligentes têm microfones sempre ativos, ouvindo as chamadas palavras de alerta como “Alexa”, “Ei, Siri” ou “OK, Google”. Somente depois de ouvir essa sugestão, eles deveriam começar a gravar, porém contratados pelos fabricantes de dispositivos para revisar as gravações por motivos de qualidade relatam clipes de audição que provavelmente foram capturados sem intenção, incluindo negócios com drogas e sexo.