Fonte: Secom – Governo do Estado Rio Grande do Sul
por Lucas Barroso e Suzy Scarton
O governo do Rio Grande do Sul deu mais um passo em direção à transformação digital. Na manhã desta terça-feira (9), o governador Eduardo Leite assinou o termo de adesão à Rede Gov.BR, a Rede Nacional de Governo Digital, tornando o RS o primeiro estado à aderir à política.
A finalidade do programa, destacou o governador, é eliminar riscos de fraude, dar mais transparência e reduzir a burocracia. “Ao cidadão, não importa quem é o responsável pelo serviço, o que é importa é que seja prestado com agilidade e qualidade. Excesso de burocracia prejudica o serviço e aumenta custos”, explicou.
O programa que ganhou a adesão do RS promove a união do fluxo de informações entre as administrações federal, estaduais e municipais e o compartilhamento de ferramentas e de soluções tecnológicas, reduzindo, assim, a burocracia, e promovendo a ampliação a oferta de serviços públicos por meios digitais. “Orgulho-me em ser o primeiro governador a fazer tudo pelo meio digital”, comemorou o governador.
Para Paulo Uebel, secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, embora as estruturas do Executivo tenham se esforçado em eliminar a burocracia no papel, os mesmos processos foram transferidos para o meio digital. “Temos mais de 1,5 mil sites no governo federal. Precisamos buscar uma solução integrada para facilitar a vida do cidadão”, comentou.
O termo foi assinado por meio da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica, comandada pelo secretário Claudio Gastal. “O fato de o RS ser o primeiro estado a aderir ao programa tem um simbolismo. Largamos na primeira posição em busca desse objetivo”, disse o secretário.
Firmada pelo governador, por Uebel e por Gastal, a parceria servirá para simplificar serviços e colocar o governo na palma da mão dos gaúchos, por meio de serviços acessíveis via smartphone. Os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro serão os próximos a aderir ao programa. A adesão a Rede Gov.BR é o primeiro passo do programa RS Digital, em elaboração pelo governo. Ao longo dos quatro anos de gestão Leite, a expectativa é que governo se torne 100% digital.