SEGURANÇA E CIDADANIA NO MUNDO DIGITAL AMEAÇAS DIGITAIS PREVENÇÃO E PROTEÇÃO
PREVENÇÃO E PROTEÇÃO
Não vacile, seja prudente e se proteja
É crescente a importância da internet e dos dispositivos conectados nas nossas vidas. Isso certamente aumenta os riscos. Mas não é motivo para não se conectar. Repense seus hábitos, adote medidas preventivas e se defenda de golpes virtuais.
- Pense antes de agir. Sempre desconfie de promoções ou ofertas que pareçam tão boas para ser verdade. Não clique e evite fornecer informações pessoais.
- Mantenha seus programas e aplicativos sempre atualizados. Esteja seguro de que as versões que estão rodando no seu computador, smartphone ou tablet são as mais atualizadas. Não esqueça de checar se o navegador, o sistema operacional e os programas de segurança (antivírus, firewall) estão atualizados. Isso garante que você tenha as melhores defesas contra programas maliciosos e ameaças online.
- Proteja todos os dispositivos conectados à internet. Garanta que todos os seus dispositivos que se conectam com a internet (seja por meio de cabo, wireless, bluetooth) estejam protegidos. Não somente computadores podem ser infectados ou ser alvo de ataques. Tablets, smartphones, redes de wifis, consoles de jogos, relógios inteligentes, etc. também podem ser atacados.
- Na dúvida, não clique. Se você tiver dúvidas em relação a links que recebe por e-mails, no Facebook, em sites e banners de propaganda online não clique. Podem ser uma armadilha criada por criminosos cibernéticos para roubar informações ou infectar seus dispositivos. Mesmo que conheça a fonte, se o arquivo, link, email ou mensagem parecerem suspeitos, apague-os sem abrir e informe o seu contato sobre o ocorrido (a conta dele pode ter sido hackeada).
- Email protegido. A maioria dos provedores de email tem filtros para spam. Cheque no seu email para ver se o filtro está ativo (e não deixe de dar uma olhada com frequência para ver se algum email importante caiu por engano no filtro de spam como lixo eletrônico).
- Reporte spams. Tanto os provedores de redes sociais como os de email oferecem meios para que você marque um email, uma mensagem ou um perfil como spam ou reporte irregularidades. Ajude-os denunciando e evite que essas mensagens sigam chegando à sua caixa de entrada.
- Nas redes sociais. Há várias maneiras de você se proteger nas redes sociais dos golpes de phishing e dos spams. Fique atento aos golpes, denuncie e evite que sua conta seja ferramenta para ações maliciosas. Veja como proteger sua conta, denunciar spams & tentativas de golpes e adotar ações caso sua conta tenha sido hackeada: no Facebook, no Twitter, no Instagram, no Youtube, no Snapchat.
- Cheque os endereços dos sites. Sites maliciosos podem parecer idênticos a um site legítimo. Todavia, o endereço pode usar uma pequena variação na digitação ou no domínio (.com.br para .com). O ideal é que você sempre cheque o endereço antes de clicar no site. Na dúvida, não clique e digite manualmente o site que você está habituado a usar.
- Cheque a procedência dos e-mails. Se você recebeu um email com um título importante mas que pareça um golpe, não use as informações ou os links contidos nesse email. Tente checar sua veracidade diretamente com a empresa ou organização supostamente responsável pela mensagem.
Foi vítima?
Caso você tenha sido vítima de um golpe virtual veja algumas dicas do que fazer.
- Reporte imediatamente às pessoas apropriadas pela administração do seu email ou conta de rede social. Você também pode avisar seus contatos para que tenham cuidado e que te avisem se receber alguma mensagem ou email suspeito seu fora do padrão.
- Golpes financeiros. Tenha o hábito de monitorar com frequência suas contas para o caso de haver gastos indevidos. Caso você suspeite de atividades suspeitas no seu cartão de crédito ou na sua conta bancária, contate imediatamente a sua operadora de cartão de crédito ou o seu banco. Trocar seus cartões de crédito com frequência (a cada 6 meses ou 1 ano) pode ajudar a protege-lo de golpes.
- Considere denunciar o golpe à polícia especializada em crimes cibernéticos. No Brasil já há delegacias especializadas em crimes cibernéticos. Se você foi ou está sendo vítima de um desses crimes, procure a delegacia especializada mais próxima (veja a lista de delegacias aqui).