SEGURANÇA E CIDADANIA NO MUNDO DIGITAL AMEAÇAS DIGITAIS RANSOMWARE
RANSOMWARE – Sequestro de Dados
Ransomware é um tipo de golpe virtual no qual os criminosos cibernéticos usam programas maliciosos para tornar inacessíveis seus dados armazenados no seu computador, dispositivo. Você apenas retoma o acesso a esses dados após o pagamento de um resgate, geralmente exigido na forma de bitcoins (moeda virtual impossível de ser rastreada). De uma maneira geral, os criminosos usam criptografia sofisticada para impedir que você consiga acessar os dados armazenados em um computador infectado ou até mesmo acessar esse computador. Esse tipo de ataque pode infectar tanto computadores, dispositivos móveis e equipamentos de rede.
Infecção. Tal como ocorre com os malwares, as infecções por ransomware acontecem quando você clica em um link de email, nas redes sociais, mensagens instantâneas, quando abre um anexo, quando você abre um link malicioso de um site suspeito.
Como se proteger
- Faça cópia de segurança (backups) regulares dos seus dados. Tenha o hábito de fazer cópias de segurança dos seus dados. É importante que você faça esses backups com frequência.
- Mantenha sempre seus backups desconectados. Algumas modalidades de ransomware infectam não somente o dispositivo, mas toda a rede de dispositivos a ele conectada. Ao manter seus backups desconectados, você evita que eles também sejam criptografados pelo ransomware.
- Tenha mais de um backup. Dependendo da importância dos dados para você, pode ser importante que tenha mais de uma cópia de segurança para eventualidades como roubos, incêndios, etc. ou caso uma das cópias também esteja infectada.
Não vacile, seja prudente e se proteja.
Fui atacado. E agora?
Recentemente foi formado um consórcio entre empresas de segurança da informação e autoridades para ajudar vítimas de ransomware. Além de ajudar a conscientizar os usuários sobre meios de se prevenir, o consórcio criou e disponibiliza um repositório com chaves e aplicações que ajudam a decifrar arquivos criptografados por alguns tipos de ransomware. Clique aqui para ir ao site do projeto No More Ranson!