Fonte: Gov.br
Iniciativa vem para complementar plano maior do governo federal para atração de investimentos e de empresas para o setor no país, além de tornar o Brasil referência mundial em armazenamento de dados

Foto: Divulgação/Agência Gov
O Governo Federal deu mais um passo para consolidar o Brasil como protagonista na era digital. O Ministério das Comunicações abriu uma Tomada de Subsídio para ouvir a sociedade e especialistas sobre o eixo de infraestrutura e conectividade da Política Nacional de Data Centers. A iniciativa faz parte de uma estratégia ampla e integrada, que também envolve ministérios como o do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e o da Fazenda. As contribuições poderão ser enviadas até o dia 29 de setembro, por meio da plataforma Participa + Brasil.
Segundo o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, a iniciativa é estratégica para impulsionar a economia, atrair investimentos e fortalecer a inovação no país. “Esse é um esforço do Governo Federal não apenas para que o Brasil avance em inovação e conectividade, mas também para gerar retorno econômico, empregos e um legado tecnológico importante, tornando o país referência mundial no setor”, destacou.
A consulta integra o Eixo Conectividade e Infraestrutura da política, que está sendo construída de forma integrada com outros ministérios, como o Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e a Fazenda. O eixo reconhece os data centers como pilar essencial da transformação digital, garantindo velocidade, confiabilidade e segurança para serviços que movimentam a economia e o cotidiano das pessoas.
Serão debatidos diferentes tipos de infraestrutura: desde data centers corporativos até os hiperscalares de computação em nuvem, responsáveis por processar grandes volumes de dados, além dos edge data centers, que aproximam os serviços dos usuários e viabilizam tecnologias de baixa latência, como carros autônomos, telemedicina e Internet das Coisas.
Entre os pontos em discussão estão infraestrutura, conectividade, sustentabilidade, segurança e governança. Também serão analisados padrões de qualidade, localização estratégica, capacitação de profissionais e a integração com políticas públicas já existentes, como a Estratégia Nacional de Inteligência Artificial, a Política Nacional de Cibersegurança e a Estratégia de Governo Digital.
Ainda como parte das ações do Governo Federal para a área, o Ministério das Comunicações finalizou, na última semana, o prazo para o envio de contribuições à tomada de subsídios da Política Nacional de Cabos Submarinos. A iniciativa irá fortalecer a infraestrutura digital brasileira, ampliar a conectividade em regiões carentes, especialmente no Norte do país, e posicionar o Brasil como protagonista no cenário global das telecomunicações.
O que são Data Centers
São instalações que garantem velocidade, capacidade e segurança para operações em rede. Compostos por equipamentos e sistemas de alta complexidade, têm como função o armazenamento, o processamento e o tráfego de grandes volumes de dados digitais.
De acordo com a Associação Brasileira de Data Centers (ABDC), o Brasil possui atualmente 162 data centers, distribuídos da seguinte forma:
• Sudeste: 110 unidades
• Sul: 27 unidades
• Nordeste: 15 unidades
• Centro-Oeste: 8 unidades
• Norte: 2 unidades