Fonte: Universidade do Oeste Paulista – Unoeste

Andressa Diniz, do curso de Sistemas de Informação da Fipp, explora tecnologias de óculos de realidade aumentada e sistemas de detecção

Projeto foi desenvolvido dentro das atividades de iniciação científica

 

Com planos de expandir os testes, um sistema para auxiliar pessoas com deficiência visual foi destaque na DevConverge Latam, na sede da Oracle em São Paulo (SP), na última semana. A estudante do 6º termo de Sistemas de Informação, Andressa Diniz, fez a apresentação do projeto iniciado durante suas atividades de iniciação científica.

Estudante está no 6º termo de Sistemas de Informação; projeto tem orientação de Robson Siscoutto

 

O tema da palestra apresentada por ela foi “Realidade Aumentada Inclusiva: Detecção de Objetos para Pessoas com Deficiência Visual”, representando a comunidade PyLadies São Paulo. Ela acredita que com a tecnologia, além de resolver problemas, é possível deixar o mundo mais acessível para todos.

Apresentações foram realizadas em São Paulo (SP), na última semana

 

“A pesquisa envolveu levantamento de informações e testes iniciais, que ajudaram a direcionar soluções práticas e tecnológicas, como a integração de realidade aumentada utilizando o Meta Quest 3 e algoritmos de detecção de objetos”, explica Andressa.

O projeto tem orientação do professor Robson Siscoutto e utiliza óculos de realidade aumentada. Por meio de sistemas de detecção, é possível localizar itens por comando de voz. “Há intenção de evoluir a solução, visando tornar o sistema mais acessível e funcional para o público-alvo”, comenta Andressa.

Estrutura acadêmica

Andressa Diniz fez apresentação na sede da Oracle

 

O apoio da Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp) foi importante em todo esse processo. “A Fipp disponibilizou os recursos e equipamentos necessários, como os óculos Meta Quest 3 e laboratórios, e o professor orientou no desenvolvimento, oferecendo suporte e todo o auxílio necessário”, explica.

Andressa Diniz é trainee de DevOps na Vericode, empresa especialista em computação de alto desenvolvimento de software (e uma das parceiras do projeto Talentos da Fipp). Também integra o Conselho Estadual da Juventude do Governo de São Paulo, contribuindo para políticas voltadas à inovação e ao desenvolvimento de jovens talentos.

Já a Oracle, local onde Andressa apresentou o projeto, é uma multinacional americana de tecnologia da informação, conhecida por sistemas de gerenciamento de banco de dados, além de serviços de software, hardware e nuvem.

Andressa Diniz fez apresentação na sede da Oracle

Compartilhe