Selo IA

Fonte: NASDAQ – ADP

Segundo estudo da ADP, 50% dos líderes gostariam que suas equipes dedicassem menos tempo com processos manuais

Os sistemas de folha de pagamento estão continuamente se adaptando para atender às novas demandas de negócios. Segundo a pesquisa de folha de pagamento global 2025 da ADP, uma pesquisa realizada anualmente, 53% dos entrevistados enfrentam dificuldades em encontrar profissionais especializados em folha de pagamento. Paralelamente a isso, e visando com que as equipes aproveitem melhor o tempo para o planejamento de ações uma vez que tenham seus processos automatizados, 58% estão considerando implementar inteligência artificial em seus métodos.

Questões como aquisição de talentos, produtividade, transparência e segurança de dados continuam desafiando líderes do setor. A descoberta de soluções criativas está ajudando-os a mudar operações táticas para modelos mais estratégicos. “Longe de ser puramente transacional, a função de folha de pagamento tem um papel cada vez mais estratégico. Quando é executada de forma tranquila e eficaz, ela promove a lealdade dos colaboradores, o que, por sua vez, contribui com a aquisição e retenção de talentos essenciais”, afirma Luiz Bernabé, gerente-geral Brasil e vice-presidente de service delivery LATAM da ADP.

Segundo a pesquisa, os líderes de negócios têm expectativas muito mais altas sobre a folha de pagamento, isso inclui utilizar a ferramenta de modo estratégico e otimizar tempo e recurso dos colaboradores. “Hoje, eles querem o conhecimento especializado e a habilidade de oferecer insights de negócios que os ajudem a moldar uma estratégia de longo prazo”, pontua Bernabé.

A integração e automatização da folha de pagamento e dos sistemas de RH é a prioridade número um para os líderes do setor de recursos humanos. A quantidade de tempo que as equipes gastam gerenciando fluxos de dados entre a folha de pagamento e outros sistemas empresariais está aumentando. Em média, os times de TI gastam 25 horas e 13 minutos por semana, em relação às 21 horas e 42 minutos do ano passado. Quase um terço (32%) dedica mais de 30 horas por semana em média.

O levantamento também mostrou que 81% das organizações dizem estar capacitando a equipe atual de folha de pagamento e mudando a forma como ela trabalha. A busca pelo uso da tecnologia para melhorar a eficiência operacional é grande: 55% das organizações estão introduzindo uma combinação de métodos de pagamento, incluindo carteiras virtuais e cartões pré-pagos. Além disso, 41% das empresas dizem ter integrado seus sistemas financeiro e de contabilidade à folha de pagamento em nível global.

“Cada vez mais empresas estão apostando em ferramentas tecnológicas para otimizar processos e dar suporte a requisitos mais complexos. As táticas incluem investir em treinamento, repensar como os colaboradores são pagos, padronizar e automatizar operações e ter a inteligência artificial como forte aliada”, afirma o executivo.

A pesquisa de folha de pagamento global 2025 foi realizada com 1.825 profissionais seniores envolvidos com o setor de folha de pagamento em 20 países diferentes. Os entrevistados trabalham em organizações com 1.000 ou mais colaboradores no mundo e são gerentes de departamento ou têm cargos superiores a isso. Mais de 80% estão no nível de vice-presidente sênior, membro do conselho ou tomador de decisões da organização.

Compartilhe