Fonte: Senai
SENAI e Fundep divulgam resultado da chamada Projetos Estruturantes. Três alianças formadas por 24 empresas e 13 instituições de pesquisa vão desenvolver soluções de descarbonização para o setor
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e a Fundação de Apoio da Universidade Federal de Minas Gerais (Fundep) divulgam, nesta quinta-feira (13), os três projetos aprovados na chamada de Projetos Estruturantes do Programa Mover. Serão destinados R$ 166,2 milhões – sendo R$ 114,2 milhões do SENAI e da Fundep e R$ 52 milhões de contrapartida das empresas.
Os projetos preveem o desenvolvimento de tecnologias disruptivas para descarbonização no setor automotivo brasileiro: uma plataforma para testes de validação e desempenho de carregadores veiculares, veículos elétricos e soluções de energia; a produção nacional de ímãs de terras raras; e um centro de testes para combustíveis de baixa emissão.
Stellantis, WEG e Great Wall Motors são as proponentes dos projetos, que vão envolver, ao todo, 13 instituições de pesquisa e inovação e universidades, e 24 empresas, incluindo startups. As chamadas de Projetos Estruturantes se diferenciam pela complexidade e impacto das soluções propostas, que devem ser executadas em até 36 meses por pelo menos cinco empresas, junto a uma instituição de ciência e tecnologia (ICT), além dos Institutos SENAI de Inovação.
Ao direcionar os recursos para uma aliança de empresas com ICTs, o programa Mover impulsiona a cadeia como um todo e não uma única companhia. Nove projetos, que solicitavam o apoio de R$ 357,8 milhões ao SENAI e à Fundep e tinham como contrapartida R$ 76 milhões, foram submetidos à chamada, lançada em julho do ano passado. O valor solicitado foi o dobro do disponibilizado, o que comprova o interesse e a aderência das empresas e ICTs aos Projetos Estruturantes.
Conheça os projetos aprovados na chamada SENAI Fundep – Projetos Estruturantes
1 – Plataforma física e digital para carregadores veiculares
Desenvolvimento de uma plataforma física e digital para interoperabilidade de carregamento de veículos elétricos. O sistema vai possibilitar testes de validação e desempenho de carregadores veiculares, veículos elétricos e soluções de energia, melhorando, assim, a infraestrutura de recarga nacional. A plataforma física inclui uma subestação de energia dedicada, um sistema de armazenamento de energia por baterias (BESS), carport com painéis fotovoltaicos para geração de energia renovável e vagas de estacionamento para instalação dos carregadores. Já a plataforma digital, que será integrada aos multimedidores da plataforma física, vai armazenar os dados, permitindo o monitoramento das informações em tempo real e o treinamento de matrizes de inteligência artificial (IA) para preditividade de condições como geração solar, agendamento de recarga, distribuição das cargas em função da geração, armazenamento em função da demanda, impacto de efeitos climáticos, dentre outras. Os dados vão possibilitar ainda entender como cada modelo de veículo se comporta em função da potência, tipo de carregador e protocolo de comunicação escolhido – informação valiosa para montadoras e fabricantes de carregadores.
Instituto SENAI proponente: ISI em Eletroquímica (PR)
Institutos SENAI participante: ISI em Sistemas Embarcados (SC), IST em Tecnologia da Informação (PR)
ICT: Instituto de Pesquisas Eldorado (SP)
Empresa Proponente: Stellantis
Empresas da Aliança: Volvo, Nissan, Renault, Mercedes, Caio
Startups: Move, Renevive, Brain Robot
2 – Ciclo completo de produção nacional de ímãs permanentes de terras raras
O projeto, chamado MAGBRAS, prevê a implementação do ciclo completo de produção nacional de ímãs permanentes de terras raras, desde a extração e processamento do minério até a produção final e a reciclagem de ímãs em fim de vida útil, bem como o reaproveitamento dos cavacos resultantes da usinagem. Para isso, o projeto contará com a infraestrutura do SENAI localizada em Lagoa Santa (MG), primeiro laboratório-fábrica de ligas e ímãs de terras raras no hemisfério sul. Os ímãs de terras raras são componentes desenvolvidos para eletrificação, com ênfase em baterias mais eficientes, leves, compactas e com maior capacidade de armazenamento de energia. Além de executar e validar o teste laboratorial para escala industrial da fabricação de ímãs permanentes de um lote piloto, por meio de processos de sinterização e/ou manufatura aditiva, o projeto prevê estabelecer parcerias com a indústria para garantir a transferência de tecnologia e o desenvolvimento de capacidades produtivas no país.
Instituto SENAI proponente: ISI em Processamento a Laser (SC)
Institutos SENAI participantes: ISI em Processamento Mineral (MG), ISI em Sistemas de Manufatura (SC), ISI em Manufatura Avançada (SP)
ICTs: Instituto de Pesquisas Tecnológicas (SP), Centro de Tecnologia Mineral (RJ)
Empresa Proponente: WEG Equipamentos Elétricos
Empresas da Aliança: Stellantis, Schulz Compressores, IVG Brasil, Vale, Mosaic Fertilizantes
Startups: Integra Laser, Moderna 3D, Lean 4.0
3 – Combustíveis de baixa emissão em novos sistemas de veículos híbridos elétricos e a combustão
O projeto prevê, através da criação de um centro multiusuário de mobilidade de baixo carbono, a avaliação e otimização do comportamento de sistemas a combustão e híbridos elétricos a partir da análise do ciclo de vida e desenvolvimento de combustíveis de baixa emissão com a seguinte composição (puro ou misturado): gasolina, etanol, biodiesel, óleo vegetal hidrotratado (HVO), diesel S10 ou R, bioetanol, biometano e nanopartículas. Para isso, serão utilizados dados e padrões identificados em testes de laboratório e em condições de condução real (RDE), com técnicas de machine learning.
Instituto SENAI proponente: ISI em Logística (BA)
ICTs: Universidade Federal do Recôncavo Baiano (BA), Universidade Caxias do Sul (RS)
Empresa Proponente: Great Wall Motors
Empresas da Aliança: Petrobras (Cenpes), Marcopolo, Volkswagen, General Motors, Stellantis
Startups: Elev Soluções em Energia, Soluções em Conectividade das Coisas Industria