Fonte: SUPERA Parque
Representando diferentes setores, maior parte das premiadas foi assistida pelo SUPERA Parque
Sete startups de Ribeirão Preto e região conquistaram posições de destaque em dois rankings nacionais, o “100 Startups to Watch” e o “100 Open Startups”, por seu potencial de inovação e crescimento. Segundo o ranking 100 Open Startups, Ribeirão é a 11ª cidade do país com mais startups conectadas ao mercado e que participam de projetos de inovação aberta.
“Essas conquistas demonstram a força e a vitalidade do ecossistema de startups de Ribeirão e região, além de destacar o trabalho importante que o SUPERA Parque realiza no apoio a essas empresas.”, destaca Eduardo Cicconi, gerente do SUPERA Parque.
Ranking “100 Startups to Watch” destaca três empresas locais
O ranking “100 Startups to Watch”, uma iniciativa da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios em parceria com as consultorias Elogroup e Innovc, revelou sua sexta edição em outubro. Três startups de Ribeirão Preto conquistaram seu lugar no ranking: Neogenys, oferece diagnóstico molecular preciso para pacientes oncológicos; Onkos, também atuando na área oncológica, com foco no câncer de tireoide; e a Carefy, uma plataforma de gestão e monitoramento de pacientes hospitalares. A Neogenys é incubada no SUPERA Parque e as outras duas são graduadas pela mesma incubadora.
Para participar, startups de todo o Brasil de diferentes setores e estágios de maturidade submeteram suas candidaturas. Neste ano, 2.076 startups participaram do processo seletivo.
As startups foram avaliadas em cinco critérios: Negócio, Equipe, Grau de Inovação, Potencial de Mercado e Maturidade da Solução. Cada critério recebeu uma pontuação de 1 a 5, representando o nível de potencial de cada startup. Um comitê composto por representantes de organizações, fundos de investimento e iniciativas públicas de fomento, juntamente com jornalistas, selecionou as 100 startups mais promissoras do Brasil.
Ranking “100 Open Startups” destaca conexões e relacionamentos empresariais
Outra premiação de destaque aconteceu recentemente no Rio de Janeiro, para anunciar os vencedores do ranking “100 Open Startups”. Este ranking, publicado desde 2016, é uma iniciativa da plataforma de Inovação Aberta, a 100 Open Startups.
Entre os vencedores do ranking estão outras startups de Ribeirão Preto, sendo elas: Eleve Science, incubada no SUPERA Parque, classificou-se em oitavo lugar no TOP 10 de BioTechs; ConstruConnect, também incubada no SUPERA Parque, ficou no TOP 5 entre as Construtechs; Kidopi, graduada na SUPERA Incubadora, conquistou o TOP 5 de Health Techs; Educacross, outra graduada na SUPERA Incubadora, destacou-se na categoria EdTechs. Também teve destaque no ranking a BIO, healthtech de assistência à saúde.
Além disso, a cidade de Ribeirão Preto também recebeu reconhecimento como a 11ª cidade do Brasil com maior número de startups conectadas ao mercado e participantes de projetos de inovação aberta.
O foco desse ranking é avaliar as conexões e relacionamentos estabelecidos pelas startups com grandes empresas. Além da quantidade de conexões, a qualidade desses relacionamentos é um fator crucial na classificação. A confiabilidade dos dados é assegurada por meio da validação dessas conexões pelas grandes empresas.