Fonte: Embrapii

O Programa Soja Sustentável do Cerrado – Edição 2023 está com inscrições abertas para startups que querem desenvolver projetos de inovação tecnológica voltados para uma agricultura inteligente para o clima e livre de desmatamento. Fruto de parceria internacional do AgTech Garage – parte do grupo PwC – e do Land Innovation Fund, o PSSC terá US$ 600 mil da startup Finance Facility para fomentar até 20 projetos de inovação. A Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) é apoiadora estratégica do programa e acaba de renovar a parceria por mais dois anos.

As inscrições para o Programa Soja Sustentável do Cerrado foram abertas no dia 26 de julho e seguem até 16 de agosto. As startups selecionadas recebem apoio financeiro de até US$ 50 mil. O programa ganhou amplitude temática, com foco no desenvolvimento e implementação de soluções de inovação que contribuam para uma cadeia de suprimentos da soja sustentável, livre de desmatamento e conversão de vegetação nativa.

O gerente de Mobilização Empresarial da Embrapii, José Menezes, destaca que o Programa Soja Sustentável do Cerrado está alinhado com a agenda de sustentabilidade da Embrapii, que possui 67% dos contratos atrelados aos Objetivos de Sustentabilidade (ODS) da ONU. Além disso, a agroindústria tem despontado como o setor com maior número de projetos apoiados pela Embrapii, dentro de um total de 19 áreas diferentes.

“A Embrapii apoia iniciativas de sustentabilidade para o campo de forma sistemática. Acreditamos que a inovação tecnológica é fundamental para uma agricultura inteligente e não degradante”, destaca Menezes.

Além da Embrapii, também são parceiros estratégicos do PSSC, o CPQD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações) e a Embrapa, em parceria com a Cargill. A Embrapii será responsável pela ponte entre startups e empreendedores com os centros de pesquisas para o desenvolvimento dos projetos selecionados, além de cofinanciar iniciativas pontuais com recursos não reembolsáveis. Além disso, a Unidade Embrapii CPQD apoiará projetos nas áreas de Inteligência Artificial, Blockchain, Conectividade, IoT e outras tecnologias que estejam na área de expertise da instituição.

“O Programa Soja Sustentável do Cerrado conecta produtores, pesquisadores, especialistas e mercado criando condições para que o empreendedor tenha acesso a múltiplas expertises para desenvolver, testar e escalar suas soluções”, explica o CEO do AgTech Garage e sócio da PwC, José Tomé.

Nesta nova edição do Programa, a Cargill ficará responsável por agregar valor de mercado na validação e avaliação das soluções, além de oferecer suporte em eventos e workshops, e no engajamento com agricultores, aproximando empreendedores e produtores rurais. Ficará a cargo da Embrapa o suporte contínuo de especialistas para o desenvolvimento das soluções, com participação na análise das propostas, na realização de mentorias e masterclasses.

Seleção de projetos

Para a nova edição do Programa Soja Sustentável do Cerrado serão selecionadas até 10 startups para cada um dos dois ciclos previstos, com duração de um ano. Serão priorizadas iniciativas com foco na fazenda que cubram três áreas temáticas da agenda de sustentabilidade: soluções técnicas e regulatórias para produção sustentável, como agricultura regenerativa, rastreabilidade e compliance ambiental; redução do desmatamento e degradação de floresta nativa, incluindo manutenção de recursos hídricos, biodiversidade e prevenção de incêndios; e geração de receita a partir da conservação da vegetação nativa, como soluções para pagamento por serviços ambientais, bioeconomia e mercado de carbono.

Entre os critérios que nortearão o processo de seleção estão a maturidade da solução, o potencial de contribuição para o programa, a clareza no uso dos recursos, a capacidade de inovação e de geração de impacto para um ecossistema agrícola sustentável e de baixo carbono alinhada às pautas ambiental e climática internacionais.

“Buscamos empreendedores dispostos a construir conosco uma paisagem de inovação pela sustentabilidade e a desenvolver soluções tecnológicas ou mecanismos financeiros que contribuam para a manutenção da vegetação nativa e para recuperação de áreas degradadas”, explica Ashley Valle, diretora do Land Innovation Fund.

Para mais informações sobre a iniciativa, acesse: https://www.agtechgarage.com/soja-sustentavel/.

Compartilhe