Fonte: CPQD

Desenvolver uma solução para automação de jornadas de atendimento em canais digitais, utilizando Inteligência Artificial e interfaces de voz como diferencial no relacionamento entre as pessoas. Esse é o desafio proposto aos alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da FIAP, que vem sendo conduzido no atual ano letivo por essa instituição de ensino superior em parceria com o CPQD e a Plusoft, empresa de Human Experience (HX) especializada em soluções omnichannel de relacionamento com clientes.

O objetivo da atividade, que envolve várias disciplinas, é capacitar o aluno a desenvolver um projeto, simulando a experiência profissional e utilizando técnicas, ferramentas, metodologias e boas práticas trabalhadas ao longo do curso de tecnologia.

O Desafio 2022, que foi proposto pela Plusoft e o CPQD, tem como base o fato de que o uso de sistemas computacionais que utilizam a voz como interface é um diferencial importante – e necessário – em um mundo cada vez mais conectado e multitarefa. Além disso, a proposta considera que a união de interface de voz com Inteligência Artificial irá proporcionar maior personalização, assertividade e disponibilidade para os processos nas empresas, especialmente para HX e Customer Experience (CX).

A primeira etapa do Desafio terá como foco o desenvolvimento de um plano de negócios, realizado por meio de um hackathon. Após meses de trabalho, ao final do ano, os alunos serão avaliados e as soluções mais interessantes premiadas e, posteriormente, desenvolvidas.

Para contribuir com o desenvolvimento da solução para o Desafio 2022, o CPQD colocou à disposição dos alunos suas plataformas de conversão de texto em voz natural (TTS, do inglês Text To Speech) e de reconhecimento de fala (Automatic Speech Recognition, ou ASR). “Essas soluções, que fazem parte do nosso portfólio de Interação Inteligente e já são utilizadas por diversas empresas de segmentos distintos, estão disponíveis para os estudantes na infraestrutura da FIAP”, afirma João Ferreira, gerente de Desenvolvimento de Negócios em IA do CPQD. “Além disso, estamos planejando um hands-on para meados de junho, com a nossa parceira Plusoft, para mostrar aos alunos como usar esses recursos no desenvolvimento de suas soluções”, acrescenta.

“Conectar-se à academia e à indústria é chave para o desenvolvimento de soluções inovadoras. Estamos entusiasmados com essa parceria e ainda com os resultados da iniciativa. Entendemos que o mercado de Inteligência Artificial, combinada com voz, está em expansão e buscamos levar as melhores soluções às empresas com essa aliança”, afirma Bruno Alves, vice-presidente de Marketing e Inovação da Plusoft.

Compartilhe