Fonte: Instituto Campus Party
Unidade atenderá aos jovens que estão em cumprimento de medida socioeducativa de internação, no Centro de Santa Maria – DF
No dia 1 de julho, o Instituto Campus Party em parceria com o governo do Distrito Federal – DF, inaugurou o 1° Laboratório de Robótica Include em Centro SocioEducativo no Brasil, por meio do programa Passaporte para o Futuro. Localizado no Centro de Internação de Santa Maria – UISM, a unidade atenderá preferencialmente os jovens que estão em cumprimento de medida socioeducativa de internação.
A equipe do Include capacita gratuitamente jovens com idade entre 12 e 20 anos, por meio do ensino da robótica, programação, eletrônica, sensores e mecânica. O projeto visa difundir o uso da tecnologia e promover a inclusão social, fornecendo ferramentas que garantem educação de qualidade e desenvolvam suas habilidades dentro de um ecossistema totalmente inovador.
Segundo Francesco Farruggia, presidente do Instituto Campus Party, “os Laboratórios Include, tem por objetivo levar o ensino de tecnologia digital, bem como, robótica, computação e programação para jovens de comunidades carentes. E cumprimos nossa missão, mesmo durante a pandemia com atividades remotas, já que seguimos todas as medidas de isolamento social contra o Covid-19”, explica.
A iniciativa conta com a parceria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Secretária de Justiça e Cidadania do Distrito Federal. “Estamos fazendo uma revolução tecnológica no Distrito Federal e Brasília será uma cidade inteligente. Este é o primeiro laboratório a ser implantado em uma unidade de internação na América Latina com acesso à inclusão digital”, enfatiza Gilvan Máximo, secretário de Tecnologia e Inovação do DF.
Para a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, “todas as inciativas, que permitem a quebra de um ciclo de violência, são um avanço para toda sociedade, além de empoderar pessoas socialmente excluídas, por meio de capacitação em tecnologias. Isso é a prática da aplicação das políticas públicas que tanto trabalhamos para efetivar”.
O projeto, ainda, conta com o apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), do Programando o Futuro, da Universidade federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e, do Grupo GOUVÊA.
Além do Distrito Federal, o projeto já possui instalações em Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Bahia. E outros em fase de implantação: Rio de Janeiro, Amazonas e Rio Grande do Sul. O projeto tem como objetivo final implementar até 10 mil laboratórios, impactando adolescentes de todo o Brasil por meio da tecnologia.
Instalações e material
Os laboratórios possuem mobília e equipamentos de primeira linha para o ensino de robótica, computadores, impressoras 3D, óculos de realidade virtual e drones, entre outros.
Inauguração
Data: 01/07
Hora: 09:30
Local: Centro de Internação de Santa Maria
Endereço: Núcleo rural Alagados, ra 8, Santa Maria