
Por Nelson Campelo*
A Inteligência Artificial já deixou de ser tendência e se tornou parte essencial da estratégia de negócios. Mas como preparar os times para essa revolução tecnológica? Já existe uma resposta prática para isso: as empresas precisam capacitar todos os seus colaboradores em IA e incentivar o desenvolvimento de projetos internos que usem essa tecnologia para otimizar processos e gerar resultados reais.
Essa foi a fórmula de sucesso encontrada pela Atos, líder global em transformação digital. O objetivo é que cada funcionário compreenda o potencial da IA em sua área e aplique o conhecimento no dia a dia, com ganhos de produtividade, eficiência e inovação, podendo expandir no futuro o uso desta tecnologia como oferta para seus clientes.
A receita bem-sucedida da Atos envolve um programa interno de qualificação em Inteligência Artificial, criado pela própria empresa, que visa fazer com que os colaboradores entendam a IA como um facilitador que potencializa as atividades e ajuda a alcançar novos patamares de eficiência, como se fosse um assistente pessoal. A ação abrange mais de 3.000 profissionais da companhia na América do Sul, sendo 2.000 só no Brasil.
Confira as três dicas da Atos, a partir das experiências vivenciadas pela empresa:
1. Crie uma trilha de aprendizado escalável
Um dos primeiros passos é estruturar as etapas do programa de qualificação. Começe com conceitos básicos e vá avançando para aplicações práticas. O percurso pode ser desde o letramento em IA até temas como IA generativa, ética, segurança e tendências emergentes, garantindo que cada colaborador avance no ritmo certo e possa aplicar o conhecimento em sua área de atuação. Na Atos, por exemplo, o programa foi estruturado em cinco etapas, começando com conceitos básicos de introdução ao tema até aprendizados mais específicos e de exploração de tendências emergentes.
2. Promova o uso prático da IA desde o início
Mais do que aprender, os times precisam ser estimulados a colocar a IA em ação. Vale sugerir que os colaboradores apresentem projetos de melhoria de processos com IA e outras iniciativas de reconhecimento e bonificações que possam ser avaliadas por um comitê técnico, por exemplo.
3. Estimule a cultura de aprendizado contínuo
A capacitação em IA é parte de um ecossistema mais amplo de formação de talentos, que precisa estar desde o onboarding até o desenvolvimento técnico de especialistas, por exemplo. A mensagem é clara: aprender sobre IA não é um evento pontual, e sim uma jornada de evolução constante. Jornadas de capacitação posicionam as empresas na vanguarda, construindo times mais preparados, produtivos e inovadores para a era da Inteligência Artificial.
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*CEO da Atos para América do Sul





