SEGURANÇA E CIDADANIA NO MUNDO DIGITAL  USUÁRIO PROTEGIDO  SENHAS

SENHAS

SENHAS

As senhas são um elemento importante das nossas vidas. E no mundo digital, elas são as chaves que abrem portas para você se identificar e acessar serviços e informações personalizados. Por isso, você deve sempre estar muito atento para a maneira como cria e gerencia suas senhas.

Atenção com as suas senhas!

  • Durante a digitação. Cuidado para que ninguém observe seus movimentos quando você digita sua senha, seja num teclado físico, num teclado digital ou no seu smartphone.
  • Golpes e engenharia social. Não repasse suas senhas para ninguém. São muito comuns golpes que utilizam formas sofisticadas de engenharia social para induzir as vítimas a fornecer-lhes suas senhas a criminosos cibernéticos. Eles podem se passar por um atendente do seu banco, pelo gerente da loja que você faz compras, etc.
  • Adivinhação. Face ao grande número de contas que temos é crescente o volume de senha que temos de nos lembrar. Face a isso, muitas pessoas tendem a usar senhas fáceis de serem lembradas, como suas datas de nascimento, seus nomes, nomes dos filhos, do animal de estimação, endereços, etc. Muitos dos crimes cibernéticos decorrem pela existência desse tipo de senha. Use senhas fortes e únicas para cada conta.
  • Sites falsos. Criminosos criam páginas falsas para que você pense que está num ambiente seguro e digite suas senhas. Por exemplo, eles criam uma página com o mesmo layout do seu banco, muito similar à verdadeira, para ludibria-lo. Certifique-se sempre de que o site é o original (geralmente há o desenho de um cadeado na parte inferior do site). Na dúvida, feche o site e digite diretamente no navegador.
  • Malware. Há muitos programas maliciosos que infectam computadores e dispositivos móveis e gravam todas as teclas que você digitou e as posições nas quais você usou o mouse. Dessa maneira, podem roubar suas senhas e códigos de acesso. Veja aqui como se prevenir.
  • Conexões inseguras. Quando você usa uma rede de rede Wifi aberta, por exemplo, corre o risco de ter sua navegação monitorada e suas senhas expostas. Criminosos cibernéticos costumam usar senhas de hotéis, cafés, restaurantes para monitorar suas vítimas. Evite usar redes abertas ou nas quais você não confia. Uma boa opção é sempre usar programas de criptografia para proteger sua navegação nessas redes.

Não vacile, seja prudente e se proteja

  • Nunca forneça sua senha a outra pessoa. Em nenhuma hipótese, repasse sua senha para outras pessoas. Criminosos virtuais costumam ser persuasivos.
  • Tenha uma senha única para cada conta.
  • Troque as suas senhas com frequência. Tenha sempre em mente quais são as contas mais importantes e procure trocar todas as senhas destas contas com certa periodicidade.
  • Crie senhas fortes. Quando criar sua senha, procure evitar senhas com informações óbvias como seu nome, endereço, idade, data de nascimento, nome dos filhos, de animais de estimação. Quando possível, tente misturar letras maiúsculas e minúsculas, caracteres e números.
  • Gerencie suas senhas. Com a grande quantidade de senhas e contas, é importante que você aprenda a gerenciar suas senhas. Veja algumas dicas:
    • Crie grupos de senhas. Você pode criar grupos de senhas únicas e mais fortes para usar em sites e serviços mais importantes para você, como, por exemplo, contas de bancos, login no trabalho, acesso ao email, etc. Algumas contas que envolvem recursos menos preciosos para você podem ter senhas mais simples, como, por exemplo contas da academia, de sites de compras, etc.
    • Você pode arquivar manualmente suas senhas em um mesmo arquivo para não as esquecer. Neste caso, é importante que você criptografe o arquivo, o atualize sempre que modificar uma senha ou criar uma nova e tenha sempre uma cópia de segurança dele.
    • Programa de gerenciamento de senhas. Há programas que fazem o gerenciamento automático de senhas. Eles permitem que você use apenas uma senha para o programa e ele preenche automaticamente as outras senhas. Caso opte por essa solução, procure baixar um programa que seja confiável, assegure-se de ter uma senha forte e de guarda-la em segurança.
  • Tenha o hábito de encerrar as sessões. Sempre que você acessar sites que exigem o uso de senhas, tenha sempre o hábito de encerrar as sessões através da opção sair ou logout. Não basta apenas fechar o navegador. Isso é importante pois em alguns sites sua conta continua ativa mesmo que você feche o navegador.
  • Seja prudente e se proteja das ameaças digitais mais comuns. Veja aqui.

BulletVoltar