Andriei Gutierrez
Gerente de Relações Governamentais e Assuntos Regulatórios @IBM

Você já definiu seus candidatos a prefeit@ e vereador@?

É impressionante como nós brasileiros temos o hábito de deixar isso para a última hora. Que o diga a eficiência dos santinhos eleitorais nas portas (e nos chãos) das sessões eleitorais.

Todavia a inventividade do brasileiro também consegue nos surpreender. E graças aos avanços da tecnologia, em especial da mobilidade dos smartphones, os eleitores têm cada vez mais recursos para se informar, monitorar e cobrar transparência dos processos eleitorais.

Meu VotoPara os que estão incertos ou não decidiram o seu voto, existem hoje inúmeras iniciativas que procuram usar as plataformas digitais para aproximarem candidatos e eleitores. O projeto “Meu voto” está disponibilizando um espaço para tal no qual os eleitores podem usar seus dispositivos móveis para comparar as propostas de até três candidatos em 19 temas de interesse, tais como educação, saúde, trabalho, renda, mobilidade urbana. O projeto também tem a funcionalidade de a partir de perguntas criar um match (tal como o Tinder) entre eleitor e candidato.

Você é daquelas pessoas para as quais a agenda dos direitos humanos vem primeiro? No problem. O projeto #MeRepresenta procura fazer match semelhante focado em políticas para igualdade de gênero, raça e orientação sexual. Vale conferir.

Santinho VirtualSe você é candidato, por favor, poupe o meio ambiente e não suje as ruas. Você já ouviu falar no Santinho Digital? Pois é, já há tecnologia para que se guarde e compartilhe detalhes do candidato e de seu programa de governo através de QR Codes.

E o Tribunal Superior Eleitoral, por sua vez, segue fazendo bonito. Depois de implantar a nossa urna eletrônica, que é referência mundial e motivo de orgulho para nós brasileiros, o TSE está lançando 11 diferentes aplicativos nessas eleições.

Quando você estiver escolhendo seu candidato, você pode acessar o aplicativo Candidaturas 2016 e verificar se, por exemplo, as contas dele estão em dia. O TSE, que lançou o aplicativo, promete atualizar as receitas e despesas dos candidatos diariamente. Não deixe para fazer isso na última hora.

E para os mais ansiosos, fica a dica do aplicativo Resultados, também do TSE. Com ele, é possível acompanhar em tempo real a apuração dos votos.

PardalE se constatar alguma irregularidade, por favor, não seja conivente. Denuncie. Não se esqueça que venda de voto é crime. Tenha o aplicativo Pardal em seu telefone e, caso veja uma irregularidade, faça uma denúncia à Justiça Eleitoral. Com esse aplicativo, você pode tirar foto e mandar a denúncia direto à Justiça Eleitoral.

Don’t panic ! Ainda dá tempo. Escolha com calma seus candidatos e certifique-se de que fez a melhor escolha.

#BoraSeEngajar ?

#BrasilPaisDigital

Acesse esses e outros casos no site Brasil, País Digital.

E não deixe de visitar e curtir nossa página no Facebook.